metropoles.com

Boulos alega “difamação por encomenda” e entra com ação contra Russomanno

Candidato do Republicanos falou que uma empresa fantasma trabalha para o psolista; informação foi disseminada por investigado por fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
Guilherme Boulos
1 de 1 Guilherme Boulos - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

São Paulo – Guilherme Boulos (PSol) anunciou nesta quarta-feira (11/11) que entrou com ação criminal contra o candidato Celso Russomanno (Republicanos) e o comunicador bolsonarista Oswaldo Eustáquio por divulgarem notícia falsa e difamatória sobre a campanha do PSol para a Prefeitura de São Paulo.

Eustáquio é o comunicador que divulgou em um canal no YouTube que o candidato sem-teto teria um esquema com uma falsa empresa de vídeos. A acusação foi usada por Celso Russomanno para atacar Boulos em debate promovido pela Folha/UOL.

“O Oswaldo Eustáquio, que deu ao Celso Russomanno essa falsa informação, já foi preso pela Polícia Federal a mando do STF na quadrilha das fake news, do gabinete do ódio. Ele é conhecido por fazer difamação por encomenda”, afirmou Guilherme Boulos.

O ativista classificou a estratégia de Russomanno de “pegadinha no desespero” e disse que Oswaldo Eustáquio distorceu informação sobre cadastro da empresa de propósito, para levar o eleitorado a erro. “Ele se utilizou do fato do endereço na certidão estar desatualizado para dizer que a empresa é fantasma”, declarou Boulos.

O juiz eleitoral Emílio Migliano Neto já acatou pedido feito pela campanha de Boulos e o MPE (Ministério Público Eleitoral) foi acionado para investigar tanto Russomanno quanto Eustáquio.

Nas redes sociais, Boulos afirmou que a produtora Filmes de Vagabundo é reconhecida no mercado, tendo participado de festivais. Em sua campanha, a empresa foi responsável por clipes, como a “Pisadinha do Boulos”, forró de Rony Pressão para a campanha socialista.

Embora tenha usado boa parte do seu tempo no debate acusando Boulos, Celso Russomanno não publicou nada a respeito das “supostas empresas fantasmas” em suas redes sociais. Contudo a hashtag #LaranjalDoBoulos entrou para os assuntos mais comentados da rede social Twitter, disseminada sobretudo por perfis bolsonaristas como Gazeta Brasil, Bolsotroopers e o deputado estadual Douglas Garcia (PTB).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?