metropoles.com

Bolsonarista ex-Funarte tenta se eleger prefeito e fica em penúltimo lugar

Dante Mantovani concorreu ao comando da cidade de Paraguaçu Paulista (SP), mas obteve apenas 1,4 mil votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Eliseu Carvalho/ Material cedido ao Metrópoles
Dante Mantovani, ex-diretor da Funarte
1 de 1 Dante Mantovani, ex-diretor da Funarte - Foto: Foto: Eliseu Carvalho/ Material cedido ao Metrópoles

O ex-presidente da Fundação Nacional da Arte (Funarte) Dante Mantovani (Republicanos) conquistou 1.442 votos durante as eleições municipais deste ano e ficou na quarta, e penúltima, colocação na corrida à prefeitura de Paraguaçu Paulista (SP).

Sem apoio público do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – governo no qual Mantovani defende com unhas e dentes – o maestro angariou apenas 6,8% dos 23.170 votos computados. O primeiro colocado, Antian (PSD), obteve 7.001 votos.

Apesar de não figurar entre os 59 nomes apoiados por Bolsonaro – Dante seria o 46º não eleito –, o músico recebeu apoio da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em vídeo compartilhado em uma rede social.

“Nós precisamos mudar o Brasil começando pelos municípios. O Dante é nosso parceiro na luta em defesa das crianças, da família, dos idosos e no enfrentamento da violência contra a mulher. Eu conheço o Dante e sei do trabalho dele”, disse.

Mantovani foi alçado duas vezes à presidência da Funarte durante o governo de Jair Bolsonaro. Em vídeo publicado nas redes sociais, o músico chegou a associar o rock ao aborto e disse que “Deus inventou a música e o diabo à corrompeu”.

3 imagens
Maestro Dante Mantovani sai da Presidência da Furante no mesmo dia em que foi reconduzido ao cargo
Dante Mantovani foi nomeado para presidência da Funarte, mas Bolsonaro tornou sem efeito a indicação
1 de 3

Dante Mantovani, ex-diretor da Funarte

Foto: Eliseu Carvalho/ Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

Maestro Dante Mantovani sai da Presidência da Furante no mesmo dia em que foi reconduzido ao cargo

Reprodução/Youtube
3 de 3

Dante Mantovani foi nomeado para presidência da Funarte, mas Bolsonaro tornou sem efeito a indicação

Reprodução/Youtube

Ele anunciou a pré-candidatura à prefeitura de Paraguaçu Paulista na noite do dia 20 de julho ao destacar ser do mesmo partido que Flávio e Carlos Bolsonaro. No Twitter, a publicação recebeu 84 curtidas, 28 retuítes e apenas dois comentários.

Procurado pelo Metrópoles na noite desta segunda-feira (16/11) para comentar o resultado das eleições municipais deste ano, Mantovani não se manifestou. O espaço, contudo, segue aberto.

Em uma rede social, o maestro indicou, ao citar comentário do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que as eleições deste ano teriam sido fraudadas em meio a instabilidades apresentadas no sistema.

“Grande mídia insistindo que as urnas eletrônicas são muito seguras, e que ninguém nunca apresentou provas de fraudes. Mentira. Eu como jornalista e depois como militante na eleição de Jair Bolsonaro em 2018 apresentei várias provas”, disse.

“Luís Barroso diz que as eleições de 2020 foram tranquilas e normalíssimas. Agora está tudo bem pessoal, pode acreditar”, ironizou.

Como mostrou o Metrópoles, o primeiro turno das eleições municipais foi marcado por uma série de instabilidades em sistemas do TSE, o que alimentou uma série de “teorias da conspiração” sobre fraudes e apelos à volta do voto impresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?