metropoles.com

Barroso sobre fraudes: “O Brasil é tão singular que até quem ganha reclama”

Presidente do TSE elogiou urna, mas disse que elas custam muito e exigem manutenção contínua ao comentar possível uso da Internet no futuro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Presidente TSE Roberto Barroso visita as demonstrações de novas tecnologias para o voto do projeto Eleições do Futuro
1 de 1 Presidente TSE Roberto Barroso visita as demonstrações de novas tecnologias para o voto do projeto Eleições do Futuro - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Usadas desde 1996, as urnas eletrônicas receberam elogios do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que defendeu a eficiência e a segurança das máquinas.

Ao fazer um balanço parcial da votação deste domingo (15/11), o ministro contemporizou a desconfiança sobre os equipamentos. “O Brasil é um país tão singular que até quem ganha reclama de fraude”, ponderou.

O ministro ressaltou a longevidade da credibilidade das urnas citando a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o primeiro a usar o mecanismo, e as eleições sucessoras de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro.

O atual chefe do Executivo, apesar de ter vencido o pleito em 2018, aventou a possibilidade de fraude. Segundo Bolsonaro, se não houvesse a suposta fraude, ele teria vencido em primeiro turno.

5 imagens
O ministro Edson Fachin
1 de 5

Pela primeira vez em 89 anos, o TSE teve lista tríplice composta apenas por mulheres

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 5

O ministro Edson Fachin

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 5

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Igo Estrela/Metrópoles

Problemas

Neste domingo, 1.700 urnas foram substituídas por apresentarem problemas. Barroso considerou o número baixo e comemorou a capacidade do TSE de substituir os equipamentos e de não ter sido necessário o uso de cédulas de papel na votação.

O ministro explicou que quando a votação é iniciada, é impressa a zerésima — documento que mostra que na urna não tem nenhum voto registrado. Ao chegar ao final, uma lista com a quantidade de voto é impressa novamente. O resultado é distribuído a lideranças partidárias e afixada na entrada da seção.

“Quando a eleição é encerrada, já há o resultado. Depois, isso é enviado por uma rede interna e encaminhado ao TSE. Temos as expectativa que não terá problemas, mas os resultados estão salvos e resguardados”, concluiu, ao dizer que o tráfego de informações por sofrer atrasos, mas sem comprometer o resultado.

Ele ainda explicou que a transmissão das informações é feita por um sistema interno do TSE e que, necessariamente, não utiliza a internet para o envio dos resultados. Isso traria segurança ao processo.

Mudanças

O tribunal estuda formas de baratear e modernizar as eleições. “É um projeto que lançamos paras as empresas de tecnologia apresentem novos modelos que possam no futuro substituir a urna eletrônica. As urnas têm um custo elevado e a cada dois anos precisamos repôr 20% das urnas”, explicou.

Segundo o presidente do TSE, a manutenção e a troca das urnas custa, em média, R$ 1 bilhão. “A licitação a cada dois é um processo tormentoso”, frisou.

Pela manhã, Barroso conheceu quatro modelos em Valparaíso de Goiás, município distante 38km de Brasília. “Se tiver um modelo eficiente e factível, iremos estudar”. O processo de troca, segundo ele, será gradual. “Não se muda nada de uma vez”, frisou.

Balanço

O balanço parcial do 1º turno das eleições mostra que o TSE registou 252 ocorrências. Ao todo, 30 candidatos e 36 eleitores foram presos.

O primeiro turno das eleições ocorre neste domingo. O segundo turno, onde houver, será em 29 de novembro. O período de votação é sempre das 7h às 17h, horário local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?