Barroso elogia participação da população nas eleições em Macapá: “Bravura”
O 1º turno no município ocorreu neste domingo (06/12). Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) disputarão 2º turno no dia 20
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, elogiou a população amapaense pela participação nas eleições municipais em Macapá (AP) neste domingo (6/12).
“É comovente a bravura e a resiliência do povo de Macapá que deu a volta por cima e realizou eleições depois de ter vivido uma crise de muitas semanas”, disse o ministro.
O pleito na região ocorreu com atraso devido ao apagão que deixou 13 dos 16 municípios amapaenses sem energia por 22 dias. Nas outras capitais brasileiras os eleitores foram às urnas nos dias 15 e 29 de novembro.
Barroso ressaltou o sucesso na apuração, que terminou às 19h30, e no andamento das votações durante o dia. “A eleição ocorreu na mais absoluta tranquilidade em termos de segurança pública, em termos de segurança sanitária, e com um número muito baixo de incidentes”, disse o ministro.
Em Macapá os candidatos Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) disputarão o segundo turno das eleições, previsto para 20 de dezembro.
O presidente do @TSEjusbr, ministro @lrobertobarroso, avalia o 1º Turno das #Eleições2020 em Macapá e reforça a importância do comparecimento da população ao 2º Turno em 20/12. A #JustiçaEleitoral segue trabalhando por um processo eleitoral transparente e seguro #SomosTodosMacapá pic.twitter.com/D9H1ovbKsF
— TSE (@TSEjusbr) December 7, 2020
Resultado em Macapá
Às 19h30, com 100% das urnas apuradas, Josiel somou 59.511 votos – 29,47% dos votos válidos. Furlan garantiu 32.369 votos, o equivalente a 16,03%. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Prefeitura de Macapá teve 10 candidatos em 2020.
A disputa entre Dr. Furlan e Capi (PSB) foi acirrada. No começo da apuração, Capi liderava a disputa pela vaga ao lado de Josiel no segundo turno. No entanto, no fim da contagem, Furlan ultrapassou o concorrente. Capi conquistou 14,97% dos votos válidos.
Para vencer as eleições em primeiro turno, o candidato para a prefeitura precisa obter maioria absoluta — 50% mais um — dos votos válidos. Em caso de segundo turno, os candidatos se enfrentam no próximo dia 20.
Visita
Nesse sábado (5/12), véspera das eleições, Barroso visitou o município de Macapá para acompanhar o preparo do pleito.
Ele visitou uma escola na 2ª Zona Eleitoral da cidade e se reuniu com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Barroso também participou de uma coletiva de imprensa na sede do tribunal.