metropoles.com

Barroso: eleição está “assustadoramente normal” em todo o Brasil

Até o momento, 30 candidatos foram presos por burlarem as regras eleitorais e 1.700 urnas substituídas, segundo presidente do TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Presidente TSE Roberto Barroso e vice-presidente Edson Fachinvisita as demonstrações de novas tecnologias para o voto do projeto Eleições do Futuro
1 de 1 Presidente TSE Roberto Barroso e vice-presidente Edson Fachinvisita as demonstrações de novas tecnologias para o voto do projeto Eleições do Futuro - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou neste domingo (15/11), dia do primeiro turno das eleições municipais de 2020, o que pleito está transcorrendo “assustadoramente normal em todas as regiões do Brasil”. Entretanto,  destacou que houve uma tentativa de ataque que acabou neutralizado. A votação começou às 7h e segue até as 17h.

Segundo Barroso, houve, até o momento, 252 ocorrências neste domingo, 30 candidatos foram presos por burlarem as regras eleitorais e 1.700 urnas substituídas. Este último número equivale a 0,38% do total das urnas utilizadas. Até as 12h, 923 urnas haviam sido substituídas e, até as 10h, 431.

4 imagens
Em fevereiro, Barroso vai passar a presidência ao colega Edson Fachin
1 de 4

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
2 de 4

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
3 de 4

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
4 de 4

Em fevereiro, Barroso vai passar a presidência ao colega Edson Fachin

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O presidente disse que está em constante conversa com os presidentes dos Tribunais Regionais de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia, os maiores colégios eleitores do país.

Barroso disse que até as 15h deste domingo o TSE havia registrado 561 mil justificativas de ausências nas eleições.

Valparaíso

Barroso e o vice-presidente da Corte, Edson Fachin, visitaram as demonstrações de novas tecnologias para o voto do projeto Eleições do Futuro, em Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal, na manhã deste domingo (15/11), dia do primeiro turno das eleições municipais de 2020.

O ministro disse que ainda não houve nenhuma situação atípica até o momento nas eleições de 2020, salvo a situação de Macapá. A capital de Amapá teve a votação adiada por causa do apagão no estado, que neste domingo chegou ao 13º dia. Ele lamentou somente os problemas com o E-título.

“O aplicativo está aí há muito tempo e muitas pessoas deixaram para baixar na última hora e ele apresentou um nível de instabilidade. É só insistir um pouquinho. Pedimos desculpas pela instabilidade, mas ele está funcionando”, aponta o ministro, sublinhando que somente no sábado (14/11) houve três milhões de downloads.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?