Após novo apagão, TRE-AP antecipa eleições em Macapá: 6 e 20 de dezembro
O pleito estava previsto para ocorrer dias 13 e 27 de dezembro. Comunicado, TSE ainda vai deliberar sobre as novas datas
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) decidiu, nesta quarta-feira (18/11), em sessão extraordinária, por unanimidade, adiantar as datas previstas para a realização das eleições no Macapá, capital amapaense: dia 6 de dezembro, primeiro turno, e 20 de dezembro, segundo turno.
A decisão precisa da chancela do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já recebeu a solicitação.
Adiado por causa do apagão no Amapá, que já dura 16 dias, o pleito na capital amapaense estava previsto para ocorrer dias 13 e 27 de dezembro. Mas, apesar da antecipação do pleito, um novo apagão ocorreu na noite desta terça-feira (17/11) no estado.
O presidente do TRE-AP, Rommel Araújo, disse que solicitou a realização no dia 29 de novembro, com o segundo turno das demais cidades.
Entretanto, recebeu a informação da equipe técnica do TSE de impossibilidade técnica, visto que o sistema de informática estaria programado para apuração e totalização de uma eleição de segundo turno, enquanto a de Macapá seria em primeiro turno. O plenário, então, confirmou as datas de 6 e 20 do próximo mês.
O corregedor regional do tribunal, Gilberto Pinheiro, ponderou que antecipar as datas seria mais oportuna para não chocar com as datas de Natal e Reveillon. “Haveria uma abstenção muito grande”, avaliou.
Apagão
No último dia 3 de novembro, uma explosão seguida de incêndio atingiu um transformador de uma subestação de Macapá, segundo o Ministério de Minas e Energia. O fogo danificou um transformador e atingiu os outros dois – um deles estava inoperante por causa de manutenção realizada desde dezembro de 2019.
A crise energética desencadeou problemas no abastecimento de água, de combustíveis e de produtos nos mercados e provocou o adiamento das eleições em Macapá. Josiel Alcolumbre (DEM-AP), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), liderava as pesquisas de intenções de votos e passou a ter tendência de queda na esteira do apagão.
A pedido do TRE-AP, o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, adiou a eleição no Macapá. Barroso disse que conversou com os órgãos de inteligência que relataram o receio de “convulsão social”. O ministro, todavia, não estendeu o adiamento para as demais cidades.
O primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi realizado no último domingo (15/11) em todo o país, com exceção do Distrito Federal e de Fernando de Noronha.