metropoles.com

Após eleição, nove suplentes assumem vagas na Câmara dos Deputados

Ao menos cinco deles já foram deputados e voltarão à Casa. Três partidos de oposição ao governo Bolsonaro perderão um membro, cada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As eleições municipais 2020 vão promover mudanças na composição da Câmara dos Deputados. Com a vitória de 12 deputados federais nas urnas, no último domingo (29/11), ao menos nove suplentes devem assumir a partir de 1º de janeiro de 2021 e alterar a configuração das bancadas. No mínimo cinco suplentes já foram deputados federais e voltarão à Casa.

Com as alterações, três partidos de oposição ao governo Bolsonaro – PT, PSB e PDT – perderão um membro, cada, em suas respectivas bancadas. Dois partidos da base governista – PL e PSD – ganharão um integrante, cada. PSDB, idem. Não houve alteração no Senado.

A Câmara deve convocar oficialmente os suplentes, que terão 30 dias para manifestar seu interesse. Caso contrário, o segundo suplente pode assumir. Antes, os que seriam os novos deputados titulares precisam renunciar aos cargos.

1 de 1

Arte/Metrópoles

Com a vitória de Edmilson Rodrigues (PSol-PA) na disputa pela prefeitura de Belém, quem assume é a vereadora eleita Vivi Reis (PSol-PA). A bancada do partido segue numericamente igual, porém aumenta a representatividade feminina.

Ao assumir a prefeitura de Recife, João Campos (PSB-PE) dará lugar a Milton Coelho (PSB-PE), que já foi vice-prefeito da capital pernambucana. O deputado JHC (PSB-AL), que se elegeu prefeito de Maceió, dará lugar ao ex-deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL), sobrinho do ex-senador Teotônio Vilela.

O ex-deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE) volta à Câmara, após a eleição do deputado Roberto Pessoa (PSDB-CE) para prefeito de Maracanaú. Outro que retorna à Casa é Neucimar Fraga (PSD-ES), suplente de Sergio Vidigal (PDT-ES), eleito prefeito de Serra.

O filho do missionário RR Soares, Marcos Soares (DEM), que também já foi deputado federal, assumirá a vaga do deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ), eleito vice-prefeito na chapa de Rogério Lisboa (PP-RJ), em Nova Iguaçu.

Com a eleição da deputada Margarida Salomão (PT-MG) a prefeita de Juiz de Fora, o ex-senador e ex-deputado federal Aelton Freitas (PL-MG) assumirá.

A vitória do deputado Alexandre Serfiotis (PSD) na corrida para a prefeitura de Porto Real porá a vaga nas mãos do deputado estadual Pedro Augusto (PSD). Assim como a eleição do deputado Eduardo Braide (Podemos) a prefeito de São Luís dará espaço a Josivaldo Melo (Podemos).

Há também o caso do deputado federal Wladimir Garotinho (PSD-RJ), que venceu a eleição em Campos dos Goytacazes, sub judice. A situação segue indefinida aguardando a decisão da Justiça Eleitoral.

Sem mudança

Dois deputados federais que estavam afastados do mandato foram eleitos e, portanto, não haverá convocação de suplente.

Trata-se do deputado Deuzinho Filho (Republicanos-CE), que foi eleito vice-prefeito de Caucaia, no Ceará. Ele era suplente, assumiu o mandato de deputado em 2 de julho e afastou-se, em 30 de outubro, antes do primeiro turno das eleições.

E de Paulo Marinho Jr (PL-MA), que se elegeu vice-prefeito em Caxias, no Maranhão. Ele era suplente, assumiu o mandato duas vezes – entre 13 de fevereiro de 2020 e 11 de junho de 2020 e, depois, de 24 de junho a 26 de outubro, durante a campanha.

Coligações

Essa alteração nas bancadas ocorre porque até 2018 havia a possibilidade de coligação partidária nas eleições proporcionais – vereadores, deputados estaduais, distritais e federais.

Ou seja, partidos poderiam se juntar em alianças para disputar eleições proporcionais e, quando uma vaga abrisse, o Congresso convocaria o próximo candidato mais votado daquela aliança, independentemente do partido. Agora, cada sigla forma a própria chapa de candidatos a cargos proporcionais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?