metropoles.com

Aplicativo e-Título não estará disponível para download no dia das eleições

Devido aos problemas de instabilidade ocorridos no primeiro turno, o app do TSE poderá ser baixado somente até as 23h59 deste sábado (28/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Nova / Especial para o Metrópoles
E-título
1 de 1 E-título - Foto: Luis Nova / Especial para o Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o aplicativo e-Título não poderá ser baixado no dia do segundo turno das Eleições Municipais de 2020, neste domingo (29/11). A fim de evitar os problemas com instabilidade com o app, vivenciados no primeiro turno das eleições, no último dia 15, a corte deixará disponível o download do programa até as 23h59 de sábado.

O software é mais do que um título de eleitor digital. Além de substituir a documentação, desde que contenha foto do votante, com ele, os cidadãos podem consultar o local de votação, fornece informações sobre a situação eleitoral, permite que o eleitor emita as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, bem como justificar o não comparecimento às urnas.

4 imagens
No site do TSE, é possível consultar cartórios eleitorais, locais de voto e fazer a justificativa da ausência
Urna
1 de 4

As urnas eletrônicas serão aperfeiçoadas com sistema de som e vídeos com intérpretes de Libras para deficientes

José Cruz/Agência Brasil
2 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

No site do TSE, é possível consultar cartórios eleitorais, locais de voto e fazer a justificativa da ausência

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Urna

Gui Prímola/Metrópoles

Com 1h30 de votações do domingo do primeiro, cerca de 400 mil eleitores usaram o aplicativo para apresentar os motivos da falta, apontou balanço do TSE. “O aplicativo está aí há muito tempo e muitas pessoas deixaram para baixar na última hora e ele apresentou um nível de instabilidade. É só insistir um pouquinho. Pedimos desculpas pela instabilidade, mas ele está funcionando”, justificou o ministro Luís Carlos Barroso, presidente do TSE.

Atualmente, cerca de 16 milhões de eleitores – mais de 10% do eleitorado – estão cadastrados no e-Título, gratuito nas lojas digitais dos sistemas Android e iOS. No primeiro turno das eleições, mais de 2,2 milhões de pessoas justificaram ausência por meio da ferramenta e, até um dia antes, no sábado (14/11), 3 milhões de downloads havia sido realizados.

O eleitor que não estiver conseguindo justificar o voto por causa do problema de instabilidade no aplicativo, terá os próximos 60 dias para fazer a justificativa. Será possível realizá-la pelo site do TSE ou pelo próprio aplicativo, que continuará disponível. Caso isso não seja feito, o eleitor terá de pagar multa de R$ 3,51 por cada turno.

Se o eleitor não tiver acesso à internet, é possível justificar o voto pessoalmente em qualquer local de votação apresentando o título de eleitor aos mesários neste domingo. Para consultar os locais de votação abertos, também há alternativa: o Tira-Dúvidas Eleitoral, no WhatsApp. Basta salvar o número (61) 99637-1078 e iniciar uma conversa.

Além de instabilidades no aplicativo do e-Título, o TSE também sofreu com ataques cibernéticos. Um grupo de hackers português assumiu a autoria da tentativa de invasão no site do tribunal durante o processo de apuração dos votos no primeiro turno. Diante disso, a corte efetuou testes preparatórios, nessa quinta-feira (26/11), para evitar o problema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?