metropoles.com

Anão que viralizou no colo de Bolsonaro é reeleito vereador em Sergipe

José Eraldo Santana, mais conhecido como Zé Miúdo, virou meme após internautas apontarem que Bolsonaro o confundiu com uma criança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
zemiudo anao
1 de 1 zemiudo anao - Foto: Instagram/Reprodução

Famoso por viralizar no colo de Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma visita do presidente a Aracaju, o vereador da pequena cidade de Itabaianinha (SE) José Eraldo de Jesus Santana, mais conhecido como Zé Miúdo, foi reeleito para a Câmara de Vereadores do município.

Zé Miúdo se elegeu pelo MDB em 2016, com 528 votos. Neste pleito, trocou a sigla pelo PSDB e recebeu quatro votos a menos do que na eleição anterior, mas garantiu a vaga mesmo assim.

Nas redes sociais, o vereador se orgulha de ter sido carregado por Bolsonaro durante interação com apoiadores na capital de Sergipe. Na descrição do perfil, diz que é “o menor político do Brasil” e “o anão que Jair Bolsonaro botou nos braços”.

A imagem que usa no perfil o mostra em duas ocasiões nas quais é erguido por Bolsonaro enquanto posa para fotos. A primeira ocorreu em 2018, durante um congresso nacional de vereadores, quando Zé Miúdo pediu para tirar uma foto com Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Desconfortável em ter que se abaixar, o então candidato à presidência preferiu pegar o vereador nos braços. A outra foto da montagem mostra a cena que viralizou em Aracaju depois de muitos internautas apontarem que o presidente confundiu o homem com uma criança. Na imagem, a legenda: “o tempo passou, mas a amizade continua a mesma”, referindo-se a uma suposta proximidade entre ele e Bolsonaro.

Zé Eraldo não se importa — até prefere — ser chamado de Zé Miúdo, nome pelo qual toda Itabaianinha o conhece e o que foi usado por ele na campanha para a Câmara dos Vereadores de 2016. “Não tem problema nenhum [me chamar de Zé Miúdo Anão], até gosto. Se falar Zé Eraldo, ninguém sabe quem é”, contou o vereador em entrevista exclusiva ao Metrópoles dias após virar meme.

Apesar dos 44 anos do político sergipano, muitos internautas apontaram, no vídeo que viralizou, a possibilidade de Bolsonaro tê-lo confundido com uma criança ao pegá-lo no colo. Na realidade, o ex-capitão sabia bem quem era a pessoa que levantava nos braços.

“Ele me viu e me reconheceu, tem uma memória boa. Ele lembrou de mim lá de Brasília, me levantou e disse: em Brasília eu botei você no colo, agora eu vou botar você no braço”, lembrou Zé Miúdo da breve conversa com o presidente.

Sobre a grande repercussão e o fato de alguns internautas terem acreditado que Bolsonaro o confundiu com uma criança, o vereador ri. “Eu acho que o povo pensou isso porque tinha gente gritando: ‘Tem mais criança, tem outra criança’”, contou. No vídeo que virou hit, é possível ouvir a voz de uma mulher cobrando o presidente que tirasse foto com as crianças presentes no local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?