Anão que viralizou no colo de Bolsonaro é reeleito vereador em Sergipe
José Eraldo Santana, mais conhecido como Zé Miúdo, virou meme após internautas apontarem que Bolsonaro o confundiu com uma criança
atualizado
Compartilhar notícia
Famoso por viralizar no colo de Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma visita do presidente a Aracaju, o vereador da pequena cidade de Itabaianinha (SE) José Eraldo de Jesus Santana, mais conhecido como Zé Miúdo, foi reeleito para a Câmara de Vereadores do município.
Zé Miúdo se elegeu pelo MDB em 2016, com 528 votos. Neste pleito, trocou a sigla pelo PSDB e recebeu quatro votos a menos do que na eleição anterior, mas garantiu a vaga mesmo assim.
Nas redes sociais, o vereador se orgulha de ter sido carregado por Bolsonaro durante interação com apoiadores na capital de Sergipe. Na descrição do perfil, diz que é “o menor político do Brasil” e “o anão que Jair Bolsonaro botou nos braços”.
A imagem que usa no perfil o mostra em duas ocasiões nas quais é erguido por Bolsonaro enquanto posa para fotos. A primeira ocorreu em 2018, durante um congresso nacional de vereadores, quando Zé Miúdo pediu para tirar uma foto com Bolsonaro na Câmara dos Deputados.
Desconfortável em ter que se abaixar, o então candidato à presidência preferiu pegar o vereador nos braços. A outra foto da montagem mostra a cena que viralizou em Aracaju depois de muitos internautas apontarem que o presidente confundiu o homem com uma criança. Na imagem, a legenda: “o tempo passou, mas a amizade continua a mesma”, referindo-se a uma suposta proximidade entre ele e Bolsonaro.
E o Bolsonaro que levantou um anão achando que era uma criança KKKKK pic.twitter.com/etZrAc6YGv
— . (@Temakidefeijao) August 19, 2020
Zé Eraldo não se importa — até prefere — ser chamado de Zé Miúdo, nome pelo qual toda Itabaianinha o conhece e o que foi usado por ele na campanha para a Câmara dos Vereadores de 2016. “Não tem problema nenhum [me chamar de Zé Miúdo Anão], até gosto. Se falar Zé Eraldo, ninguém sabe quem é”, contou o vereador em entrevista exclusiva ao Metrópoles dias após virar meme.
Apesar dos 44 anos do político sergipano, muitos internautas apontaram, no vídeo que viralizou, a possibilidade de Bolsonaro tê-lo confundido com uma criança ao pegá-lo no colo. Na realidade, o ex-capitão sabia bem quem era a pessoa que levantava nos braços.
“Ele me viu e me reconheceu, tem uma memória boa. Ele lembrou de mim lá de Brasília, me levantou e disse: em Brasília eu botei você no colo, agora eu vou botar você no braço”, lembrou Zé Miúdo da breve conversa com o presidente.
Ver essa foto no Instagram
Sobre a grande repercussão e o fato de alguns internautas terem acreditado que Bolsonaro o confundiu com uma criança, o vereador ri. “Eu acho que o povo pensou isso porque tinha gente gritando: ‘Tem mais criança, tem outra criança’”, contou. No vídeo que virou hit, é possível ouvir a voz de uma mulher cobrando o presidente que tirasse foto com as crianças presentes no local.