Eleições 2020: Kalil é reeleito prefeito de Belo Horizonte (MG)
Alexandre Kalil (PSD) e o vice Fuad Noman (PSD) foram reeleitos para a Prefeitura de Belo Horizonte (MG) com 63,36% dos votos
atualizado
Compartilhar notícia
Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito prefeito de Belo Horizonte (MG), com 63,36% dos votos. Ele e o vice, Fuad Noman (PSD), ocuparão a prefeitura pelo segundo mandato consecutivo. O resultado das eleições foi divulgado no final deste domingo (15/11).
Em segundo lugar, ficou Bruno Engler (PRTB), com 9,95%. Depois, João Vitor Xavier (Cidadania), com 9,22%.
A Prefeitura de Belo Horizonte teve 16 candidatos em 2020. As pesquisas Ibope e Datafolha já apontavam Kalil como o vencedor da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Alexandre Kalil nasceu em Belo Horizonte e tem 61 anos. É empresário e ex-presidente do Clube Atlético mineiro. Em 2016, foi eleito prefeito da cidade com 52,98% dos votos no segundo turno das eleições.
Eleições 2020
Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores em todo o país — exceto no Distrito Federal. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).
No caso dos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.
Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — em Belo Horizonte, são 41 cadeiras disponiveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.