Eleições 2020: Edvaldo e Danielle disputarão segundo turno em Aracaju (SE)
Edvaldo Nogueira (PSD) ficou com 45,5% dos votos; Delegada Danielle (Cidadania) recebeu 21,3%. O segundo turno está previsto para 29/11
atualizado
Compartilhar notícia
Edvaldo Nogueira (PSD) e Delegada Danielle (Cidadania) disputarão o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Aracaju (SE). A apuração mostra que Edvaldo ficou com 45,5% dos votos e Danielle com 21,3%. O resultado das eleições foi divulgado no fim deste domingo (15/11).
A lista segue com Rodrigo Valadares (PTB), com 10,8% dos votos, e Márcio Macêdo (PT), com 9,54%. A Prefeitura de Aracaju teve 11 candidatos em 2020.
Edvaldo Nogueira nasceu no município de Pão de Açúcar (AL), tem 59 anos anos e é formado em medicina. Em Aracaju, atuou como vereador, vice-prefeito e prefeito — cargo que ocupa até hoje.
Danielle Soares é natural de Aracaju, tem 44 anos e é formada em direito. Atua como delegada e foi diretora do Departamento de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e a Administração Pública em Sergipe.
Eleições 2020
Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).
No caso dos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.
Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — em Aracaju, são 24 cadeiras disponíveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.