Eleições 2020: Álvaro Dias é reeleito prefeito de Natal (RN)
Álvaro Dias (PSDB) e sua colega de chapa, Aíla Cortez (PDT), venceram a disputa com pouco mais de 57% dos votos
atualizado
Compartilhar notícia
Álvaro Dias (PSDB) foi matematicamente reeleito prefeito de Natal (RN). Com 88,95% das seções totalizadas, ele teve 175.580 dos votos, 57,17%. A vice-prefeita será Aíla Cortez (PDT). O resultado das eleições foi divulgado no final deste domingo (15/11).
Em segundo lugar ficou Senador Jean, com 14,08% dos votos. Em seguida, Delegado Leocádio (PSL), com 10,22% dos votos. As pesquisas do instituto Ibope já apontavam Álvaro Dias como vencedor da disputa pela prefeitura.
Dias tem nasceu em Caicó (RN) e tem 61 anos. É médico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi eleito vice-prefeito de Natal (RN) em 2016, mas assumiu a prefeitura em 2018, após a renúncia do então prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Além disso já comandou a Secretaria de Saúde de Natal.
Eleições 2020
Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores em todos os estados do país (exceto Distrito Federal). Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).
No caso dos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.
Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — em Natal, são 29 cadeiras disponíveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.