metropoles.com

TSE tem segurança reforçada para o 2º turno

A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, foi alvo de ataques por e-mails e vídeos que circulam pela internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Prédio do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. Vê-se as duas cúpulas brancas em frente ao enorme edifício ondulado de janelas escuras - Metrópoles
1 de 1 Prédio do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. Vê-se as duas cúpulas brancas em frente ao enorme edifício ondulado de janelas escuras - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou a proteção de seu prédio sede neste domingo (28/10), dia de votação do segundo turno da eleição presidencial. Quem tenta acessar a área próxima da Corte é impedido por agentes de segurança. A permissão de circulação pelo tribunal é feita mediante uma série de barreiras de credenciamento.

O esquema de segurança é maior que o efetuado no primeiro turno. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, foi alvo de ataques por e-mails e vídeos que circulam pela internet. Um dos casos registrados na última semana é o do coronel da reserva do Exército Antônio Carlos Alves Correia. Em vídeo, o militar chama a magistrada de “corrupta” e “salafrária”.

Em operação na última sexta (26), a Polícia Federal instalou uma tornozeleira eletrônica no coronel por determinação da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Correia deverá manter distância mínima de 5 quilômetros dos ministros do TSE, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O coronel da reserva está proibido de portar arma.

O segundo turno da eleição presidencial é marcada pela polarização entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Neste sábado (27), Rosa Weber autorizou as duas chapas a acessarem espaços físicos do tribunal durante o dia de votação. Além disso, representantes dos 35 partidos registrados na Justiça Eleitoral poderão acompanhar a apuração dos votos.

A coligação de Bolsonaro, intitulada “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, pediu ao TSE que pudesse indicar até cinco representantes para acompanhar a totalização de votos, o que foi prontamente atendido pela ministra. A coligação de Haddad poderá indicar a mesma quantidade de pessoas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?