Toffoli vota e lê trecho da Constituição sobre respeito à democracia
Ministro fez pronunciamento sobre obrigação de o futuro presidente honrar Estado democrático de direito
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli afirmou, após o voto, que o primeiro ato do futuro presidente da República é o de jurar a Constituição.
Toffoli votou em uma escola localizada no Lago Norte, em Brasília. Ele chegou acompanhado do assessor, uma fotógrafa do STF e dois seguranças. Eles entraram pela porta lateral da escola, que fica bem ao lado da seção onde vota.
O ministro chegou ao local por volta das 10h30 e votou rapidamente, diferentemente do primeiro turno, quando demorou quase uma hora para votar.
O presidente do STF fez uma breve declaração após o voto, onde leu o artigo terceiro da Constituição Federal, que disserta sobre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Toffoli enfatizou o quarto tópico do artigo, onde se lê: “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”
Ele acrescentou: “O futuro presidente deve respeitar as instituições, deve respeitar a democracia, o Estado democrático do direito, o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e o Poder Legislativo. E também garantir a pluralidade política”.
O ministro ainda ressaltou que a oposição que se formará ao futuro governo deverá ser respeitada, bem como os candidatos derrotados. “A sociedade tem suas forças distintas e é o somatório que forma uma nação”.
Toffoli deixou o local em seguida, sem responder perguntas.