metropoles.com

Sem definição de alianças, PDT lança Ciro ao Planalto nesta sexta

Na cerimônia, o partido apresentará o programa de governo que tem sofrido contínuas alterações para atrair apoiadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela / Metrópoles
Sob painel florescente, ao fundo, Ciro Gomes fala no microfone para plateia. Ele usa terno e camisa social e olha para o lado - Metrópoles
1 de 1 Sob painel florescente, ao fundo, Ciro Gomes fala no microfone para plateia. Ele usa terno e camisa social e olha para o lado - Metrópoles - Foto: Igo Estrela / Metrópoles

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializa nesta sexta-feira (20/7) a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. Os integrantes da legenda membros do partido vão referendar a decisão em convenção nacional em Brasília. A realização do evento ocorre no primeiro dia do período permitido pela Justiça Eleitoral (20 de julho a 5 de agosto). É uma sinalização às demais correntes de que o PDT almeja fechar alianças, mas com o cearense encabeçando a chapa.

Ciro buscou apoio de oito partidos. Além do PSB e do PCdoB (relutantes por conta da situação jurídica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — PT), o pedetista sondou o Centrão, grupo de partidos formados por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade, que acabaram fechando apoio à candidatura do tucano Geraldo Alckmin nesta semana, em decisão ainda a ser formalizada.

À espera do apoio dessas legendas, o PDT lança Ciro sem um nome para compor a chapa como candidato a vice. Na convenção, o PDT vai apresentar uma prévia do programa de governo. O documento tem sido adaptado para chamar atenção dos partidos sondados por Ciro para compor coligação.

Terceira tentativa
Ciro Gomes é ex-governador do Ceará e ex-ministro dos governos Lula (Integração Nacional) e Itamar Franco (Fazenda). O PDT é o sétimo partido de sua carreira. Ele também passou por PDS, MDB, PSDB, PPS, PSB e Pros.

Caso se confirme, será a terceira vez que Ciro Gomes disputa a Presidência. Ele concorreu ao Planalto em 1998 e 2002. Nas duas ocasiões, ficou em terceiro lugar.

Na primeira vez, perdeu para Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no primeiro turno. O ex-presidente Lula ficou em segundo lugar. Na segunda, o petista venceu, em segundo turno disputado com José Serra (PSDB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?