metropoles.com

Se eleito, Geraldo Alckmin (PSDB) pretende acabar com a EBC

Pré-candidato à Presidência, o tucano afirmou que empresa pública de comunicação “não tem sentido”. “É a TV do Lula”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antônio Cruz/Agência Brasil
governador de São Paulo, Geraldo Alckimim, participa do Seminário Nacional sobre Aplicação de Medidas Socioeducativas a Adolescentes Infratores
1 de 1 governador de São Paulo, Geraldo Alckimim, participa do Seminário Nacional sobre Aplicação de Medidas Socioeducativas a Adolescentes Infratores - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que, se eleito em 2018, fechará a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em entrevista ao Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, nesta quarta-feira (27/12), o tucano classificou a estatal como “a TV do Lula”.

“Se eu for presidente, vou fechar e acabar com isso. Não tem sentido nenhum. É a TV do Lula. Gasta um dinheirão, tem milhares de funcionários e não dá audiência”, defendeu o político, ao ser questionado sobre políticas de privatização. Para Alckmin, a estatal onera o Estado sem, contudo, trazer retorno financeiro.

O governador afirma que o papel do governo deve se restringir à regulação e fiscalização das concessões de rádio e TV. “O que não pode é as agências serem partidarizadas, estarem a serviço de partidos ou de políticos”, disparou.

Criada em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a EBC herdou os canais de rádio e TV geridos pela Radiobrás a Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp). A empresa tem hoje um quadro de cerca de 2.500 funcionários.

Este ano, segundo dados do Orçamento disponíveis no site do Senado Federal, a estatal representou uma despesa de R$ 517 milhões aos cofres públicos. Desse total, R$ 353 milhões foram gastos com pessoal.

Durante o governo Temer, a empresa de comunicação foi o centro de polêmicas envolvendo a presidência do órgão. Em maio de 2016, o peemedebista demitiu o jornalista Ricardo Melo da direção da EBC. Melo conseguiu retornar ao cargo por decisão judicial, mas acabou exonerado em definitivo, após uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) ser derrubada.

O seu substituto, Laerte Rimoli, deixou o cargo em dezembro deste ano, depois de publicar, em seu perfil pessoal nas redes sociais, piadas racistas envolvendo a atriz Taís Araújo.

Vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a EBC administra veículos como a TV Brasil e Agência Brasil, além de ser a responsável por produzir o programa de rádio “A Voz do Brasil”.

Previdência
Na mesma entrevista, o governador de São Paulo afirmou que a reforma da Previdência é uma “questão de justiça” e criticou o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB), quem admitiu nesta terça (26) que o governo “espera reciprocidade” na liberação de recursos federais a governadores e prefeitos, em troca de apoio ao projeto para alterar as regras de aposentadoria.

“Acho que foi equívoco do ministro e tenho certeza que ele vai corrigir isso, porque não pode uma instituição financeira vincular liberação de financiamento a órgão público à votação de parlamentares. É um retrocesso”, afirmou o tucano. Alckmin reforçou que o PSDB é favorável à reforma.

Prévias
O governador defendeu que as prévias dentro do PSDB para definir os candidatos aos cargos majoritários na eleição de 2018 aconteçam antes de março. Esse é o prazo final da janela partidária, data-limite para os políticos poderem mudar de partido antes do pleito eleitoral.

Alckmin é um dos candidatos tucanos à Presidência da República. Dentro da mesma legenda, no entanto, outros políticos – como o prefeito de São Paulo, João Doria, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio – também anunciaram intenção de concorrer ao posto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?