Recebido por aliados com flores, Haddad vota em SP e aposta em virada
Petista conseguiu, na última semana, diminuir a diferença de intenções de volto em relação ao líder nas pesquisas Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, chegou para votar pouco depois das 10h, na Brazilian International School, no bairro de Indianópoles, na zona sul de São Paulo, acompanhado da esposa, Ana Estela, e de apoiadores.
O petista foi recebido com aplausos e gritos de apoio dos militantes que o aguardavam na escola. Antes de sua chegada, os apoiadores o esperavam cantando, com guarda-chuvas coloridos com rosas. Assista o vídeo:
O clima ficou tenso em frente à zona eleitoral. Apoiadores do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, moradores dos prédios próximos à escola começaram a bater panelas. Houve também briga entre pessoas que aguardavam na porta da escola, com trocas de socos. A Polícia Militar precisou intervir.
Antes de votar, Haddad tomou café da manhã em um hotel de São Paulo e, ao sair, disse: “Espero que as pessoas compreendam que hoje é um dia de paz”, disse Haddad. Ele se mostrou confiante em relação a uma possível virada no cenário desenhado pelas pesquisas. “Sinto nas ruas do Brasil inteiro. Muita militância, cidadãos comuns indo às ruas defender o Brasil e a democracia”. “Estou muito esperançoso de que nós vamos ter um grande resultado hoje à noite”, disse o candidato.
Ao sair da escola, Haddad pontuou que a eventual vitória de seu adversário é um risco para a democracia no país. “O projeto de nação que representamos ganhou as ruas nesta semana. A nação está em risco, o curso da democracia está em risco e as liberdades individuais estão em risco Nós representamos a retomada do processo de aprofundamento da democracia, das liberdades e do combate à desigualdade em nosso país”, disse o petista.
Tendência
Na última semana, o petista conseguiu diminuir sua diferença em relação ao líder nas pesquisas Jair Bolsonaro. Pesquisas divulgadas no sábado (27/10), véspera da votação, indicam a tendência de alta do petista e de baixa em relação do deputado.
O Datafolha apontou Bolsonaro com 55% dos votos válidos, quando não são considerados brancos e nulos, enquanto que Haddad tem 45%. O Ibope mostra Bolsonaro com 54% e Haddad somando 46% dos sufrágios válidos.
De acordo com o Instituto MDA, Jair Bolsonaro lidera a preferência para presidente da República, com 56,8% dos votos válidos – sem brancos e nulos. Fernando Haddad chega a 43,2%.
O Vox Populi/Brasil 247 apontou empate entre o petista e o pesselista, com 50% dos votos válidos cada. Nos sufrágios totais, as intenções de voto são de 43%, para cada um. Ninguém/brancos/nulos somam 9%, e “não sabe” ou “não respondeu”, 5%.