Queda de temperatura deve levar menos brasileiros às urnas em Portugal
No primeiro turno, dos 21 mil brasileiros aptos a votar em Lisboa, compareceram apenas pouco mais de 7 mil eleitores
atualizado
Compartilhar notícia
O clima quente das eleições deste domingo (28/10) promete ser suavizado em Portugal pelas baixas temperaturas previstas. Em Lisboa, a previsão é de mínima de 10°C e máxima de 16°C. No Porto, as temperaturas oscilarão entre 7°C e 14°C, apesar do sol que promete dar as caras.
Em Lisboa, o cônsul brasileiro José Roberto de Almeida Pinto, que também é o juiz eleitoral, já solicitou às autoridades um reforço policial na zona eleitoral local, que fica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (foto em destaque).
“Como medida acautelatória, entrei em contato com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e pedi que eles colocassem a hipótese de, no segundo turno, haver uma presença mais contínua, se possível permanente, na frente da faculdade”, afirmou o cônsul brasileiro.
No primeiro turno, havia pequenos grupos de manifestantes diante do local da votação que, desrespeitando a Lei Eleitoral, fizeram com que o cônsul intervisse algumas vezes, solicitando o cumprimento da legislação. Não houve nenhum incidente grave, mas, por via das dúvidas, só a presença da PSP deve intimidar os mais exaltados.
Em 7 de outubro, dos 21 mil brasileiros aptos a votar em Lisboa, compareceram apenas pouco mais de 7 mil eleitores.
Um outro detalhe pode fazer com que alguns brasileiros desavisados apareçam para votar antes da hora. Na meia-noite deste sábado (27) para domingo, o chamado horário de inverno entra em vigor no território português. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. Ou seja, vai ter gente chegando às 7h achando que já são 8h.