metropoles.com

PT tenta formar chapa com PCdoB e ter Manuela como vice de Lula

Dirigentes das duas legendas se reúnem nesta quinta, em São Paulo. O partido quer registrar a candidatura de Lula no dia 15 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
manuela-davlia-750×500
1 de 1 manuela-davlia-750×500 - Foto: Reprodução/Facebook

Dirigentes do PT e do PCdoB se reúnem nesta quinta-feira (19/7), em São Paulo, com objetivo de definirem um caminho conjunto nas eleições deste ano. A conversa está marcada para o início da tarde, com a presença das duas presidentes das legendas, Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Luciana Santos (PCdoB-PE).

Um dos assuntos a serem tratados será a possibilidade de a pré-candidata comunista à Presidência da República, Manuela D’Ávila, ser vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com um dos coordenadores da campanha de Lula, trata-se de uma “especulação com fundamento” que será tratada na reunião.

Lula está preso há mais de cem dias na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, devido a sua condenação no processo que envolve o apartamento no Guarujá, litoral de São Paulo. Mesmo preso, ele lidera as pesquisas de intenção de voto e o PT pretende registrar sua candidatura no próximo dia 15 de agosto.

Apesar do desempenho de Lula nas pesquisas eleitorais, as dúvidas sobre o registro de sua candidatura emperram as alianças com os demais partidos na corrida eleitoral. Além da conversa com o PCdoB, o PT tem mantido diálogo com o PR, com o PSB e com o PR, mas nada fechado até agora.

O PT também mantém conversas com o objetivo de fechar alianças com diretórios regionais de outros partidos, inclusive do MDB, legenda que promoveu o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas que mantém boa relação com o PT em Minas Gerais, por exemplo, onde Dilma pretende disputar uma vaga ao Senado.

Já o PCdoB mantém conversas com o PDT, que defende a candidatura de Ciro Gomes, com o PSB, e ainda com partidos do chamando Centrão. Neste último caso, se utiliza da boa relação do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?