metropoles.com

PT pede inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder econômico

Segundo a ação, Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, utilizou sua posição para conseguir votos em benefício do candidato do PSL

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Globo
bolsonarojn
1 de 1 bolsonarojn - Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota, a coligação de Fernando Haddad (PT) comunicou nesta quarta-feira (17/10) que entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro. Os petistas alegam suposto abuso de poder econômico por parte do deputado federal para conseguir votos e afirmam ainda que, se comprovado o crime, ele deve se tornar inelegível. O processo se estende ao vice de Bolsonaro, general Mourão, e o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.

No processo, a defesa de Haddad afirma que o empresário Luciano Hang utilizou sua posição para atrair, de forma autoritária, votos para o candidato do PSL. “Hang faz repetida defesa e propaganda de Bolsonaro, constrangendo os seus funcionários a votarem no candidato, sob ameaças de fechamento de lojas e demissões em massa. Se comprovado o abuso de poder econômico por parte da campanha de Bolsonaro, ele pode se tornar inelegível por oito anos”, diz trecho da manifestação.

Confira a íntegra da ação:

Ação do PT contra Bolsonaro by Metropoles on Scribd

De acordo com o pedido, as movimentações financeiras de Luciano Hang configuram propaganda eleitoral em favor do candidato do PSL, pois a empresa emprega milhares de pessoas e possui mais de 114 megalojas.

“Resta claro o abuso de poder econômico na medida em que a campanha do candidato representado ganha reforço financeiro que não está compatibilizado nos gastos da campanha, todavia os resultados do abuso perpetrado serão por ele usufruídos. Ademais, no presente caso, há flagrante prova da tendenciosa intenção de beneficiar o candidato Jair Bolsonaro. Pretende-se, assim, coibir abuso de poder econômico capaz de causar desequilíbrio das eleições, decorrente da prática supracitada”, justifica a coligação petista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?