metropoles.com

PSB já vê consenso para candidatura de Joaquim Barbosa ao Planalto

A entrada do ex-ministro do STF na arena da disputa presidencial ganhou impulso significativo após divulgação de pesquisa Datafolha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Jr./ SCO/ STF
Ex-ministro Joaquim Barbosa
1 de 1 Ex-ministro Joaquim Barbosa - Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF

Dez dias depois de se filiar ao PSB, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa já é considerado o virtual candidato do partido à Presidência da República. A resistência inicial a um projeto eleitoral encabeçado pelo ex-ministro foi superada internamente, disse, nessa segunda-feira (16/4), o presidente da sigla, Carlos Siqueira, em entrevista ao Estadão.

“Havia dúvidas, mas, ao longo do tempo, elas foram se atenuando. Hoje, (a candidatura) é um consenso. Vai ser possível anunciar em breve”, afirmou Siqueira. A entrada de Barbosa na arena da disputa presidencial ganhou impulso significativo após a divulgação de pesquisa Datafolha no domingo.

Nos cenários que incluem ou excluem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa alcança de 8 a 10 pontos porcentuais e fica à frente (sempre dentro da margem de erro) de pré-candidaturas já consolidadas, como a de Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), ou empatado. O resultado deixou Barbosa impressionado. Segundo um interlocutor, o nome do ex-ministro aparece em um patamar competitivo sem ao menos ele ter aberto a boca e praticamente não ter saído de casa.

Nos últimos meses, o ex-ministro do Supremo se manteve recolhido à espera de uma “segurança mínima” do PSB para ingressar no partido. O processo de filiação superou desconfianças mútuas e o ritual do lançamento de Barbosa já está sendo preparado. Ele deve se reunir na quinta-feira (19), em Brasília, com a cúpula da sigla e líderes da legenda para discutir um calendário de viagens pelos estados.

Antes resistente ao projeto de Barbosa, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, passou a considerar que o ex-ministro “se enquadra” no perfil de centro esquerda esperado pelo PSB e já até elogia a trajetória de Joaquim. Câmara convidou Barbosa para conhecer o modelo de gestão em Pernambuco. O governador, no entanto, é contra anunciar agora a pré-candidatura do ex-presidente da última instância do Judiciário.

A resistência do atual governador de São Paulo, Márcio França (PSB), perdeu força porque ele não conseguiu amarrar o apoio do PSDB de Alckmin à sua candidatura à reeleição. Com isso, o caminho para a filiação de Barbosa ficou aberto. Nessa segunda (16), França sugeriu uma dobradinha entre o ex-governador tucano e o ex-ministro do Supremo.

Sempre crítico à atuação dos “caciques” nas agremiações, Barbosa levou em conta o fato de o PSB ser hoje um partido “sem dono” desde a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. O ex-ministro nunca escondeu que defende a possibilidade de candidatura avulsa (sem necessária filiação a uma sigla).

Após o Datafolha, o recado do partido é de que a candidatura agora depende de Barbosa. O marqueteiro argentino Diego Brady já se reuniu uma vez com o ex-ministro, mas tem evitado falar sobre a possível candidatura. Há, porém, uma percepção no PSB de que o relator do julgamento do mensalão no Supremo poderá ser apresentado aos eleitores como alguém capaz de exercer a gestão do país com autoridade, além de comprometido com os valores democráticos. Uma forma de tentar contrapô-lo a Jair Bolsonaro (PSL).

Vídeo
Além disso, a aposta é na trajetória pessoal de Barbosa. Integrantes da legenda já começaram essa estratégia no domingo, quando divulgaram vídeo em redes sociais e WhatsApp contando a história do ex-ministro, desde sua origem humilde na cidade mineira de Paracatu até a sua atuação no STF, e destacando que ele é fluente em quatro idiomas.

“Joaquim perpassa todas as classes sociais e eleitores. Tem muita gente que diz votar no Bolsonaro por uma questão de revolta e protesto. Ele vai navegar por eleitores de todas as candidaturas”, afirmou Siqueira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?