metropoles.com

Procuradoria reage a general que criticou órgão e Ibama

Reação ocorre um dia após declarações de um dos assessores do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ascom/Ibama
Ascom/Ibama
1 de 1 Ascom/Ibama - Foto: Ascom/Ibama

O subprocurador-geral da República, Nívio Freitas Silva Filho, reagiu ontem às declarações do general Oswaldo Ferreira, um dos assessores do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), sobre a atuação do Ministério Público Federal e do Ibama em ações ligadas à área do meio ambiente.

Em entrevista publicada na quinta-feira (11/10) pelo jornal O Estado de S. Paulo, Ferreira, que é responsável pelo plano de governo de Bolsonaro nas áreas de infraestrutura e meio ambiente, afirmou que, quando atuou à frente da abertura da BR-163, entre o Mato Grosso e o Pará, na década de 1970, não havia MPF ou Ibama “para encher o saco”.

“Eu fui tenente feliz na vida. Quando eu construí estrada, não tinha nem Ministério Público nem o Ibama. A primeira árvore que nós derrubamos (na abertura da BR-163), eu estava ali… derrubei todas as árvores que tinha à frente, sem ninguém encher o saco. Hoje, o cara, para derrubar uma árvore, vem um punhado de gente para encher o saco.”

Em resposta, o subprocurador-geral disse que, “seja quem for eleito a presidente, não desviaremos um milímetro do que entendemos que é o nosso dever constitucional”. “Esperamos que todas as autoridades nacionais, sejam elas quais forem, tenham isso sempre presente”, disse o subprocurador-geral.

Ele afirmou ainda que o país tem evoluído quanto ao entendimento sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Nasci em 1961. Naquela época, o que se passava para a sociedade é que desenvolvimento era derrubar floresta. Mas o processo civilizatório não é estanque. Entendo que nós marchamos para frente”, afirmou Silva Filho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?