No berço do Bolsa Família, Haddad soma 97,99% dos votos
Guaribas, no interior do Piauí, ficou marcada pela implantação do projeto piloto do Fome Zero, embrião do programa social
atualizado
Compartilhar notícia
Derrotado na eleição presidencial deste ano, Fernando Haddad (PT) somou 97,99% dos votos válidos na cidade de Guaribas, no interior do Piauí. O petista recebeu 2.879 votos no segundo turno presidencial realizado neste domingo (28/10). Em 2003, a cidade ficou marcada pela implantação do projeto piloto do Fome Zero, programa embrião do Bolsa Família.
À época, o município piauiense tinha o segundo pior desenvolvimento socioeconômico do país. Distante cerca de 600km de Teresina, capital do estado, Guaribas tem cerca de 4,5 mil habitantes. Neste grupo, são cerca de 1,1 mil beneficiários do Bolsa Família.
O adversário de Haddad na disputa presidencial deste ano, Jair Bolsonaro (PSL), registrou apenas 2,01% dos votos em Guaribas. O capitão da reserva do Exército sagrou-se vitorioso nas urnas e assumirá a Presidência da República em 1º de janeiro de 2019.
No primeiro turno, Haddad havia registrado 93,24% dos votos em Guaribas. Com 1,94%, Bolsonaro ficou em terceiro lugar na cidade, atrás também de Ciro Gomes (PDT), que somou 2,98%.
Neste segundo turno, o Piauí foi o estado que deu a maior votação proporcional para Fernando Haddad: 77,05%. O candidato do PSL teve seu melhor desempenho no Acre, com 77,22% dos votos válidos.