metropoles.com

Multa para quem não fizer cadastro biométrico é boato, alerta TSE

Informação inverídica tem circulado pelas redes sociais, dando prazo até 7/12 para eleitores se cadastrarem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil
BIOMETRIA
1 de 1 BIOMETRIA - Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisou desfazer, nesta segunda-feira (4/12), um boato que ganhou as redes sociais e grupos de WhatsApp nos últimos dias. Segundo o texto divulgado, eleitores que não fizerem cadastramento biométrico até 7 de dezembro deverão pagar multa de R$ 150 e terão seu CPF e carteira de motorista cancelados. Segundo o TSE, a informação é totalmente falsa.

O boato sobre a cobrança de multa para os brasileiros sem o cadastro biométrico resultou em longas filas nos postos de serviço do Poupatempo (similar ao brasiliense Na Hora) em São Paulo. Até esta segunda, o TSE já havia cumprido 81,6% da meta de registrar eleitores no novo sistema.

A biometria consiste no registro das digitais dos eleitores, tecnologia para tornar eleições mais seguras, de acordo com o TSE. Para se cadastrar, o eleitor precisa comparecer no cartório de sua zona eleitoral, com documento oficial de identidade, comprovante de residência, comprovante de quitação do serviço militar e título eleitoral, se tiver.

A lei determina que todas as zonas eleitorais do país devem ter a biometria em 2022. Por ora, só quatro estados concluíram o registro de seus eleitores: Alagoas, Amapá, Distrito Federal e Sergipe. Até o final do ano, o TSE espera que Amazonas, Goiás e Roraima entrem nessa lista.

Sem cancelamento
De acordo com a Corte eleitoral, a legislação do país não prevê cancelamento de CPF e habilitação caso o eleitor não faça seu cadastro biométrico. A multa, por sua vez, só é aplicada quando o eleitor não vota em algum pleito eleitoral, e ela é limitada a R$ 3,50.

O TSE esclarece que o cadastramento é obrigatório apenas em algumas cidades – 83 no estado de São Paulo. Em Guarulhos, por exemplo, o prazo termina em 23 de março. Se o eleitor dessas localidades não cumprirem o prazo, eles correm o risco de ficar sem o título eleitoral – os demais documentos são mantidos, reforça o TSE. (Com informações da Agência Estado)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?