Menções a presidenciáveis no Twitter crescem 46% em semana de debate
Alckmin ganha espaço com aproximação do Centrão e participação no Roda Viva. Bolsonaro centraliza debate com lançamento de candidatura
atualizado
Compartilhar notícia
Em período de grande discussão política, menções de candidatos subiram nesta semana como aponta pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Jair Bolsonaro (PSL) lidera a pesquisa com 694 mil menções, Lula (PT) ocupa o segundo lugar do ranking com 231 mil e em terceiro lugar aparece Geraldo Alckmin (PSDB) 218 mil referências.
Bolsonaro teve volume de menções 76% superior ao registrado na semana anterior, aumento motivado pela oficialização de sua pré-candidatura no domingo (22/7), quando o principal pico de citações ao deputado federal foi registrado. O pré-candidato responde por pouco mais de 40% de todos os tuítes coletados.
Lula mantém a segunda posição no debate, o maior volume de referências ao ex-presidente foi verificado na quinta-feira (19/7), a partir de duas notícias: a publicação do artigo na Folha de S.Paulo, “Afaste de mim esse cale-se” e a decisão da ministra do STF, Rosa Weber, que rejeitou o pedido para que Lula seja inelegível antes do registro da candidatura no TSE.
Geraldo Alckmin teve alteração na participação de discussões na rede principalmente pela formalização do apoio do Centrão e sua aparição no programa Roda Viva da TV Cultura, eventos que somados elevaram as menções do pré-candidato
A confirmação da pré-candidatura também gerou aumentos pontuais do volume de menções a outros candidatos, como Guilherme Boulos (Psol) e Ciro Gomes (PDT). O presidenciável do PDT, no entanto, teve seu nome citado, principalmente, em função de outros pré-candidatos. (Com informações da FGV)