metropoles.com

Lupi diz que PDT pedirá anulação do primeiro turno ao TSE

Para o presidente do partido de Ciro Gomes, eleições foram influenciadas por suposto esquema de divulgação de notícias falsas no WhatsApp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/ABr
Imagem do ministro da Previdência, Carlos Lupi, falando ao microfone em audiência
1 de 1 Imagem do ministro da Previdência, Carlos Lupi, falando ao microfone em audiência - Foto: Antonio Cruz/ABr

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse nesta quinta-feira (18/10) que o partido vai entrar com um pedido de anulação do primeiro turno das eleições. O resultado, em seu entender, foi influenciado pelo esquema de divulgação de notícias falsas via WhatsApp. De acordo com Lupi, o candidato do PDT, Ciro Gomes, foi o maior prejudicado com o esquema envolvendo empresários que contratavam empresas especializadas na divulgação de conteúdos pelo aplicativo de mensagens.

As denúncias são objeto de reportagem publicada nesta quinta-feira (18) pelo jornal Folha de S.Paulo. Entre os patrocinadores da campanha, segundo a reportagem, está o dono da loja de departamentos Havan, Luciano Hang, apoiador do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Para o presidente do PDT, o partido que defendeu a candidatura de Ciro Gomes ao Planalto, o empresário é “réu confesso”.

“Ele admite na própria reportagem. Estamos preparando esta peça jurídica e vamos apresentá-la à Justiça Eleitoral. Ainda não está pronta, por isso não divulguei. Entendemos que o maior prejudicado foi o nosso candidato, Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar na disputa devido a esta prática ilegal”, afirmou o presidente do PDT.

A reportagem apontou práticas ilícitas no uso de redes sociais por parte da campanha do candidato do PSL à Presidência da República. As denúncias são de que empresários bancaram a compra de distribuição de mensagens contra o PT e a favor de Bolsonaro, via WhatsApp, em uma prática que se chama pacote de disparos em massa de mensagens. Uma grande operação na rede estaria sendo preparada para a próxima semana, reta final do segundo turno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?