João Doria lidera a corrida eleitoral pelo governo de São Paulo
Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, ex-prefeito tem 32,6% das intenções de votos, à frente de Paulo Skaf (MDB), com 22,6%
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) lidera a corrida eleitoral pelo governo do estado, com 32,6% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (19/7) pelo Instituto Paraná Pesquisas. Logo atrás, na luta pelo comando do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo local, está Paulo Skaf (MDB), presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), com 21,1%.
Confira a situação eleitoral do estado, com os quatro mais lembrados na pesquisa:
A pesquisa ouviu dois mil eleitores, em 84 municípios, entre os dias 12 e 17 de julho. Outros candidatos não aparecem tão bem, segundo a preferência do eleitor paulista. O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), por exemplo, tem 8,6%. Já Luiz Marinho (PT), ex-prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, tem meros 5,9%.
Impressiona o número de pessoas que, segundo a pesquisa, disseram que não escolheriam nenhum candidato (22,9%) ou que afirmaram não saber em quem votar (7,4%).
Em outro cenário, com todos os candidatos. Doria tem 31,1% da preferência e Paulo Skaf, 21,1%. Já Márcio França tem 7,9% e Luiz Marinho, 5%. A professora Lisete Arelaro (PSOL) foi citada por 2,7%. E o empresário Rogério Chequer (Novo), por 1,4%. Outros nomes, como Rodrigo Tavares (1,3%), Claudio Fernando (0,4%) e Alexandre Zeitune (0,2%) também foram citados. Nesse cenário, o número de pessoas que, segundo a pesquisa, disseram que não escolheriam nenhum candidato foi de 21,5%. Já os que afirmaram não saber em quem votar foram 7,4%.
Senado
O Instituto Paraná Pesquisas simulou, ainda, a disputa eleitoral para o Senado. Nesse quesito, quem larga na frente é Eduardo Suplicy (PT), com 36,7% da preferência do eleitorado, à frente de Marta Suplicy (MDB), com 20,9%, Mario Covas Neto (Podemos), com 14,5%, e Major Olímpio (PSL), com 13%. Na Eleição 2018, são duas vagas para o Senado Federal, por Unidade da Federação.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-05341/2018.