metropoles.com

Imprensa americana destaca vitória da “extrema-direita” com Bolsonaro

Washington Post, The New York Times, Clarín e El País foram alguns dos veículos que repercutiram a vitória do candidato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Utilizando a classificação “extrema-direita” para se referir ao agora presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a imprensa americana deu destaque à vitória do capitão reformado sobre o petista Fernando Haddad no pleito deste domingo (28/10). Até as 20h20, com 99,21% das urnas apuradas, Bolsonaro tinha 55,24% dos votos, enquanto Haddad anotava 44,76%.

No Washington Post, a reportagem cita que Bolsonaro “surfou uma onda de ódio eleitoral” para chegar à Presidência, o que marcou uma “virada dramática” à direita na América do Sul.

“Sua vitória acrescenta a maior nação da América Latina à lista crescente de países – dos EUA, à Hungria e até as Filipinas – onde nacionalistas de direita obtiveram vitórias nas urnas”, diz a matéria publicada na página do periódico americano.

O texto destaca, ainda, que a corrupção manchou a classe política e afetou a confiança dos eleitores. Segundo o jornal, Haddad teve dificuldades para se conectar ao eleitorado. “Ele concorreu como um substituto de Luiz Inácio Lula da Silva, o popular ex-presidente, cuja tentativa de reeleição foi derrubada após ele ser preso por acusações de corrupção”, ressalta o Post.

Reprodução

O The New York Times também sublinha a guinada à direita no Brasil e relembra, ainda, os posicionamentos ideológicos atrelados ao presidente eleito. “O novo presidente, Jair Bolsonaro, exaltou a ditadura militar do país, defendeu tortura e ameaçou destruir, prender ou exilar seus opositores políticos”, diz o jornal.

Para o Times, Bolsonaro fica “muito mais à direita do que qualquer presidente na região, onde os eleitores recentemente abraçaram líderes mais conservadores na Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Colômbia”.

Reprodução

América do Sul
Na Argentina, o Clarín publicou reportagem que mostra a incerteza de empresários locais com o futuro do Mercosul. No começo de outubro, Bolsonaro declarou que o acordo supranacional foi “deturpado pelo PT”, mas garantiu que o Brasil permanecerá no bloco.

O El País do Uruguai destacou o clima de festa nos arredores da casa de Bolsonaro, onde eleitores soltaram fogos de artifício em comemoração. “Muito diferente do ambiente do hotel em São Paulo onde Haddad e o comando do PT acompanhavam os resultados.”

Rerodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?