metropoles.com

Ibope: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos. Haddad soma 41%

Levantamento desconsidera brancos, nulos e indecisos. Candidato do PSL abriu 18 pontos percentuais de vantagem sobre o petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles sobre fotos WILTON JUNIOR/AE e GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO
bolsonarohaddad
1 de 1 bolsonarohaddad - Foto: Arte Metrópoles sobre fotos WILTON JUNIOR/AE e GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15/10) sua primeira pesquisa exclusiva para a disputa presidencial do segundo turno. De acordo com o instituto, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 59% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) soma 41%. Os votos brancos, nulos e indecisos não compõem o resultado final da disputa.

A consulta aponta que o militar da reserva abriu 18 pontos percentuais de vantagem sobre o petista.

Levando em conta o eleitorado total, o candidato do PSL lidera com 52%, contra 37% do postulante do Partido dos Trabalhadores. De acordo com o Ibope, 9% dos eleitores estão dispostos a anular ou votar em branco. Outros 2% não souberam ou não quiseram responder.

O Ibope também sondou a respeito da convicção dos entrevistados em relação a optar por um dos nomes da corrida ao Palácio do Planalto. Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes certos da escolha: 41% votariam nele com certeza – e 35%, de jeito algum. Haddad lidera quando o tema é rejeição: 47% não o elegeriam em nenhuma hipótese – e 28% manifestaram firmeza na preferência pelo petista.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. Foram entrevistados 2.506 eleitores, entre os dias 9 e 15 de outubro. O nível de confiança estimado é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 49,27 milhões de votos (46,03%). Haddad somou 31,34 milhões (29,28%). Para a segunda fase da disputa, os presidenciáveis já receberam os seguintes apoios:

  • PSC e PTB defendem a candidatura de Bolsonaro.
  • PSB, PSol, PSTU e PPL se aliaram a Haddad. PDT declarou apoio crítico ao substituto de Lula. PCdoB e Pros compõem a chapa petista desde o primeiro turno.
  • Partidos que adotaram a neutralidade: MDB, PSDB, PP, DEM, PPS, PSD, PR, PRB, Rede Sustentabilidade, Solidariedade, Podemos, Novo, Patriota e Democracia Cristã.

Nesta segunda (15), legendas pró-Haddad reuniram-se em Brasília para fortalecer uma chamada frente ampla e única contra Bolsonaro. Pelo apoio e empenho de Ciro Gomes na campanha do ex-prefeito de São Paulo, a cúpula petista admite formar uma coalizão em torno do pedetista para a eleição de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?