Ibope: a 5 dias do 2º turno, Bolsonaro lidera com 57%. Haddad tem 43%
Vantagem do candidato do PSL sobre o petista caiu quatro pontos percentuais em relação à última sondagem do instituto
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibope divulgou na noite desta terça-feira (23/10) nova rodada de pesquisa para o segundo turno da disputa pela Presidência da República. De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 57% das intenções de votos válidos, quando brancos, nulos e indecisos não compõem o resultado final da disputa. A cinco dias para a votação em segundo turno, Fernando Haddad (PT) tem 43%. A final da disputa presidencial está marcada para este domingo (28).
A vantagem de Bolsonaro sobre o petista caiu quatro pontos percentuais em relação à última sondagem do Ibope. Em 15 de outubro, o candidato do PSL estava 18 pontos à frente de Haddad. Agora, são 14.
Quando brancos, nulos e indecisos são incluídos no levantamento, Bolsonaro tem 50% das intenções de votos e Fernando Haddad soma 37%. De acordo com o Ibope, 9% estão dispostos a anularem seus votos. Outros 3% não responderam.
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores indicam sua opção antes de o entrevistador apresentar os candidatos, Bolsonaro lidera por 42% a 33%. No levantamento anterior, o placar era de 47% a 31%.
Rejeição
O Ibope também questionou os eleitores sobre a decisão de votos em relação a Bolsonaro e Haddad. De acordo com o levantamento, 37% dos entrevistados afirmaram que “com certeza” votarão no candidato do PSL. Por outro lado, a rejeição segue no patamar dos 40%. Outros 31% confirmam voto no petista. A rejeição a Fernando Haddad é de 41%.
De acordo com o Ibope, 69% dos eleitores acreditam que Jair Bolsonaro será o próximo presidente da República. Outros 21% apostam no ex-prefeito de São Paulo. Outros 9% não responderam ou preferiram não opinar.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Foram ouvidos 3.010 eleitores em 208 municípios entre os dias 21 e 23 de outubro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07272/2018.