Farofa política. Candidatos disputam eleitores e costelão no DF
Evento em comemoração aos 158 anos da cidade contou com a presença de vários postulantes ao GDF, ao Congresso e à CLDF
atualizado
Compartilhar notícia
No dia em que completa 158 anos de vida, Planaltina promoveu mais uma edição do tradicional Costelão no centro da cidade. O evento foi marcado pela presença em massa de candidatos das eleições de outubro.
No tempo em que esteve na festa, a reportagem do Metrópoles conversou com os postulantes a governador Alexandre Guerra (Novo), Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Ibaneis Rocha (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB).
Fraga fez corpo a corpo com trabalhadores do setor da agricultura, produtores rurais e prometeu regularizar as terras da região. Sobre a presença no Costelão, disse gostar muito, mas prometeu ir embora cedo a fim de evitar a presença de Rollemberg. “Vai poluir um pouco o ambiente, mas democracia é isso, temos de conviver”, cutucou.
Rollemberg, por sua vez, falou sobre realizações em Planaltina e afirmou: “Político tem de ir onde o povo está”. A recepção ao governador foi dividida entre váias e aplausos, em mais um teste de popularidade na tentativa de reeleição. Veja:
Ibaneis Rocha ressaltou que os políticos precisam abraçar Brasília como a população de Planaltina faz no evento Costelão. Ele evitou falar de uma disputa corpo a corpo entre os buritizáveis, mas prometeu ouvir as demandas dos eleitores da cidade centenária.
Eliana Pedrosa, por sua vez, pontuou que a visita não era apenas para o evento e o aniversário da cidade. “Nós sempre vimos aqui. Muitos desses rostos são conhecidos e outros amigos”, declarou, em tom saudosista, por afirmar que Planaltina a faz lembrar sua cidade natal: Bicas-MG.
Alexandre Guerra disse não se importar com o alto número de políticos no evento. Ele, que está à frente de um partido pequeno, com pouco tempo de televisão e fora dos debates televisivos, disse que usaria a caminhada pelo local para tentar convencer os eleitores e conversar com eles.
Outros candidatos
Dezenas de outros parlamentares e postulantes a cargos eletivos disputaram costela e voto dos eleitores: Cláudio Abrantes (PDT), Agaciel Maia (PR), Igor Tokarski (PSB), Izalci Lucas (PSDB), Cristovam Buarque (PPS), Leila do Vôlei (PSB), Paulo Roque (Novo), Laerte Bessa (PR), Raimundo Ribeiro (MDB) entre outros.
Cristovam, inclusive, garantiu não comparecer ao evento para atrair votos. “Eu vim pela costela”, brincou. O candidato avaliou como “empate” o primeiro debate entre governadores na TV Band na quinta-feira (16).