metropoles.com

Em cartada pró-aliança nacional, Ciro anuncia apoio ao PSB em SP

Em convenção estadual do PDT, presidenciável atacou João Doria e pediu votos a Márcio França na corrida pelo governo paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Sob painel florescente, ao fundo, Ciro Gomes fala no microfone para plateia. Ele usa terno e camisa social - Metrópoles
1 de 1 Sob painel florescente, ao fundo, Ciro Gomes fala no microfone para plateia. Ele usa terno e camisa social - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O PDT vai apoiar a candidatura de Márcio França (PSB) na corrida pelo governo de São Paulo neste ano. O partido oficializou a decisão na manhã desta quinta-feira (26/7) durante convenção estadual. A medida é uma cartada da incursão pedetista pela aliança com o PSB na corrida presidencial. O candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, participou do evento, mas não encontrou-se com França publicamente.

Ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, Márcio França é uma das lideranças do PSB que ainda reluta à aliança nacional com o PDT. Ele foi vice-governador durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). Apesar de concorrer contra o tucano João Doria ao Palácio dos Bandeirantes, França tem a simpatia do ex-governador paulista.

A convenção estadual do PDT foi recheada de troca de afagos com o PSB. Em discurso, Márcio França disse precisar dos pedetistas para governar São Paulo. “Não é uma tarefa fácil. Isso aqui é um país dentro de um país”, disse o pessebista.

Em discurso, Ciro atacou Doria e pediu votos para Márcio França. “Esse cidadão [João Doria] foi mandado embora da Embratur por roubalheira, corrupção. Isso está na internet. (…) Peço, com o mesmo entusiasmo e fervor que tenho por São Paulo, Márcio França governador”.

A decisão do PSB sobre apoio na corrida presidencial será tomada no fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Nesta quarta (26), o diretório nacional do PSB cancelou a reunião que indicaria o futuro do partido nas eleições. O encontro estava marcado para a próxima segunda (30). Assim, o PSB só vai tomar uma decisão sobre possíveis coligações durante sua convenção nacional, em 5 de agosto.

Segundo o partido, o adiamento foi feito para o partido ter mais tempo para discutir negociações eleitorais, tanto em nível nacional quanto para quadros regionais. Ciro tem maioria informal entre os membros do diretório pessebista. O PDT oferece a vaga de vice para o PSB. Marcio Lacerda, ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), é tratado internamente como pré-indicado pelo partido para concorrer ao Palácio do Jaburu.

A aliança do PSB com o PDT em São Paulo anima o governador do DF, Rodrigo Rollemberg. Ele busca o apoio do PDT em sua chapa à reeleição ao comando do Executivo local. No início do mês, em sinal pela busca da aliança, Rollemberg furou a agenda oficial e foi ao encontro de Ciro Gomes em um evento em Brasília.

A coligação entre as duas legendas não é consenso no PDT local. O partido está dividido. No início de 2018, chegou a anunciar o nome do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, como pré-candidato ao Palácio do Buriti. Ele declinou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?