metropoles.com

Lula indica e Executiva do PT aprova Fernando Haddad como vice

Carta do líder petista com a indicação foi enviada ao partido neste domingo (5/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tiago Queiroz/Estadão
haddad
1 de 1 haddad - Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, neste domingo (5/8), uma carta à Executiva Nacional do PT na qual indicava Fernando Haddad para ser o vice na chapa do partido. Cerca de duas horas após a declaração do líder petista, o partido confirmou o nome do ex-prefeito de São Paulo à vaga na chapa.

A decisão foi tomada no fim deste domingo (5) e confirmada pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores quando faltavam 12 minutos para o término do prazo legal. A escolha de Haddad veio depois de negociações com o PCdoB, que lançou o nome de Manuela D’Ávila à corrida presidencial e depois acabou recuando no fim da noite.

O recuo permite ao partido coligar-se oficialmente com o PT na disputa presidencial, na chapa liderada inicialmente por Lula e Haddad como vice.

O mais provável é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceitar a candidatura de Lula – que cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Nesse caso, Haddad passaria para a cabeça de chapa, tendo Manuela D’Ávila como vice. Até o momento, a coligação conta com PT, PCdoB, Pros e PCO.

Candidato 
No sábado (4), o PT oficializou a candidatura de Lula, condenado na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. O petista cumpre prisão em Curitiba desde 7 de abril. Formalmente, Lula está indicado para ser, pela sexta vez, o candidato do partido à Presidência da República.

Porém, a cúpula petista passou a discutir, sem a presença do ex-presidente, a possibilidade de deflagrar o plano B na disputa pelo Palácio do Planalto. O nome mais cotado é justamente o de Haddad. A escolha de Haddad, mesmo como vice, passa para o mundo político a mensagem de que o PT desistiu de manter o nome de Lula até o limite da Justiça e decidiu partir para alternativa eleitoral concreta.

Impugnação 
A equipe jurídica que assessora o PT na área eleitoral identificou, até a noite deste domingo (5), duas ações solicitando a impugnação do registro da candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os advogados vão se manifestar alegando que a Justiça Eleitoral não pode decidir sobre a candidatura antes do registro da chapa, programado para o dia 15 de agosto.

O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira esteve reunido com a direção do PT para definir os detalhes da indicação do candidato a vice e do processo de registro da candidatura. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?