Eliana Pedrosa será candidata ao GDF e Weslian pede tempo ao Senado
Matriarca do clã Roriz deseja que Rogério Rosso (PSD) seja o outro nome a concorrer a uma vaga de senador da República
atualizado
Compartilhar notícia
Agora é oficial. A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) foi confirmada como candidata ao Palácio do Buriti, tendo o também ex-distrital Alírio Neto (PTB) como seu vice. Apenas as vagas para o Senado ficaram em aberto após reunião do grupo realizada neste sábado (30/6), porque a ex-primeira-dama Weslian Roriz (PMN) pediu uma semana para definir se concorrerá ou não ao cargo. Ela condiciona entrar na disputa desde que Rogério Rosso (PSD) também se lance senador.
Desde que o ex-governador Joaquim Roriz começou a apresentar melhoras em seu quadro de saúde – em decorrência de diabetes, ele precisou amputar uma perna e chegou a ser internado algumas vezes com problemas respiratórios –, dona Weslian voltou, com apoio de familiares, a cogitar nova empreitada nas urnas.O martelo começou a ser batido no meio da manhã deste sábado, mas só terminou depois das 14h30. De acordo com interlocutores, uma decisão só não foi tomada antes em razão de um pedido do PSD e do PRB para que Alírio fosse o cabeça de chapa.
O pedido de tempo ao grupo de Eliana e Alírio considera, entre outros motivos, a tentativa de convencer Rogério Rosso a aceitar o convite para compor a chapa. Com o progresso, a família, que vinha resistindo à ideia de lançar um nome, entre a própria Weslian e o filho da ex-deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), Joaquim Roriz Neto (PMN), prevê uma volta às urnas.
Entre os membros do núcleo do clã que já se experimentaram nas urnas, apenas os dois estão com seus direitos políticos preservados. Liliane e Jaqueline Roriz foram condenadas pela Justiça Eleitoral e estão inelegíveis.
Decisão
Com mais densidade nas pesquisas, Alírio afirmou durante o encontro que o melhor nome seria mesmo o de Eliana. Ainda, para ele, ganhar as eleições é mais importante do que governar. A ex-deputada concordou com a decisão e aceitou encabeçar a chapa, a qual será anunciada oficialmente neste sábado (30/6), às 18h.
Mais cedo, Rosso afirmou ao Metrópoles que este seria um dia decisivo tanto para ele quanto para a terceira via, mas negou estar saindo do grupo. A composição tem até o momento Izalci Lucas (PSDB) como candidato ao Buriti, a posição de vice-governador seria para o PRB, e uma das vagas de senador já está com Cristovam Buarque, que concorre à reeleição ao Senado Federal.
Também neste sábado, um vídeo com o anúncio de Joaquim Roriz Neto sobre a composição da chapa vazou nas redes sociais. Nele, há a garantia de apoio da família mais tradicional da política local à candidatura de Eliana Pedrosa.