metropoles.com

Eleitores do DF enfrentam filas no último dia para regularizar título

Em alguns cartórios eleitorais, o movimento triplicou. TRE-DF ampliou horário de atendimento até as 18h desta quarta-feira (9/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
tre-DF, eleições 2018, Águas Claras
1 de 1 tre-DF, eleições 2018, Águas Claras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os brasilienses enfrentam filas nesta quarta-feira (9/5), último dia para regularizar pendências com o título de eleitor, alterar o domicílio ou tirar o documento pela primeira vez. Essa também é a data-limite para requerer outros serviços, como incluir nome social e pedir atendimento especial para deficientes. Quem não acertar a situação ficará impedido de votar nas eleições de 2018 e, dependendo do caso, terá de pagar multa. Também não obterá a certidão de quitação eleitoral, necessária para alguns procedimentos da vida civil, como tirar o passaporte e fazer matrícula em instituição de ensino.

Em Águas Claras, dezenas de pessoas aguardam atendimento na fila (foto em destaque) desde as primeiras horas do dia. A situação não é diferente em outros cartórios. Para tentar agilizar o atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE) ampliou o horário de atendimento: das 8h às 18h.

Washington Afonso Vieira, chefe da 1ª Zona Eleitoral, afirma que a procura triplicou nos últimos dias: “O que a gente percebe é que o movimento aumentou muito, principalmente para alistamento (primeiro título) e transferência”.

Quem perder esse prazo só poderá fazer as alterações após as eleições. O voto é obrigatório para os brasileiros a partir dos 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. O eleitor que ficou mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência nas urnas também deve regularizar a situação.

Na fila para tirar o primeiro título de eleitor, Brena Dutra, 18 anos, falou sobre suas expectativas para o pleito: “Espero que as pessoas possam votar com consciência. Que o país possa ter uma esperança, um futuro melhor. Quero ajudar.”

Também na fila, Francisco de Assis, 38, buscou o Cartório da 1ª Zona Eleitoral para transferir seu título de Carinhanha: “Eu morava aqui, fui pra Bahia e transferi o título pra lá. Agora, estou retornando. Então, farei essa transferência para poder exercer meu direito de votar”.

Washington Vieira enumera os documentos que devem ser levados aos cartórios: “Para transferir o título, é necessário levar um comprovante de residência do Distrito Federal e um documento de identificação com foto. Para tirar o primeiro título, são necessários os mesmos documentos e, se a pessoa for do sexo masculino, nós verificamos se já foi feito o alistamento militar também”.

Confira
Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sobre qual cartório procurar, o eleitor poderá, no site do tribunal (www.tre-df.jus.br), encontrar o endereço e o telefone de todos os postos de atendimentos.

Após o fechamento do cadastro até 10 dias antes das eleições, os únicos serviços que poderão ser feitos em cartório são emissão 2ª via do título eleitoral e certidão circunstanciada, tiradas no cartório e concedida pelo juiz para resolver provisoriamente a necessidade de apresentar a quitação eleitoral enquanto o cadastro está fechado.

O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo, em 28 de outubro. Uma das novidades para as eleições de 2018, são as urnas com verificação de voto impresso. No Distrito Federal, serão 320 máquinas com impressoras que terão os votos impressos conferidos. O sistema, segundo o TRE, será aplicado a 1% das urnas de todo o DF.

O chefe substituto da 3ª Zona Eleitoral (Taguatinga), Reinaldo Oliveira, pede para que os eleitores interessados na segunda via do documento procurem os cartórios depois desta quarta (9), visto que o prazo para solicitá-la vai até 27 de setembro. “Então, não tem necessidade de ficar aguardando nessas filas. Além disso, há a opção do e-Título”, orienta.

Lançado em dezembro de 2017, o e-Título é o aplicativo que permite aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio de smartphone ou tabletPara acessá-lo, basta baixar o aplicativo na Google Play ou na App Store. Ao inserir o número do título eleitoral, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento no aplicativo, documento eletrônico será validado e liberado.

E, ao ser acessado pela primeira vez, o título eletrônico será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

Em caso de dúvidas ou outras informações, os eleitores podem entrar em contato por meio do Centro de Atendimento ao Eleitor pelo telefone (61) 3048-4000. (Com informações do TRE-DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?