metropoles.com

Eleições 2018: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam segundo turno

Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PSL tem 46,03% e o petista, 29,28%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Haddad-e-Bolsonaro-840×540
1 de 1 Haddad-e-Bolsonaro-840×540 - Foto: Arte/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou segundo turno das eleições para presidente da República. Com 100% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PSL) teve 46,03% dos votos, seguido de Fernando Haddad (PT), com 29,28%.

Ciro Gomes (PDT) alcançou 12,47% dos votos. Em seguida, vieram: Geraldo Alckmin (PSDB) 4,76%; João Amoêdo (Novo) 2,50%; Cabo Daciolo (Patriota) 1,26%; Henrique Meirelles (MDB) 1,20%; Marina Silva (Rede) 1,00%; Alvaro Dias (Podemos) 0,80%; Guilherme Boulos (Psol) 0,58%; Vera (PSTU) 0,05%; Eymael (Democratas) 0,04%; e João Goulart Filho (PPL) 0,03%.

O desafio do militar, agora, é manter a liderança que deteve no primeiro turno após a Corte Eleitoral indeferir o registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato.

Para o petista, a tarefa é aglutinar as forças de esquerda em torno de sua candidatura, especialmente o PDT de Ciro Gomes, e buscar o apoio de legendas mais ao centro, como o PSDB de Geraldo Alckmin.

Pesquisa do Ibope, divulgada no sábado (6/10), aponta empate técnico entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no segundo turno, no limite da margem de erro.

Pronunciamentos
Pouco após o TSE confirmar que Bolsonaro carimbou passagem para o segundo turno, o militar da reserva postou agradecimento aos brasileiros em sua redes sociais.

O postulante do PSL ao Palácio do Planalto inicia o texto destacando que, “durante muito tempo, o povo brasileiro teve de escolher entre opções que não o representava”. Mais à frente, garante: “Agora é diferente!”. O deputado federal se diz capaz de reconhecer os próprios erros e acertos, “mas também de enxergar o potencial que o Brasil tem para se tornar um país grande e próspero”.

Bolsonaro declarou já se sentir vitorioso por estar no segundo turno com poucos recursos e tempo de TV, e após sofrer um atentado em 6 de setembro – episódio que deixou o parlamentar grande parte da campanha internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Se vencermos, já começamos diferente dos outros. Estamos livres para escolher nossa equipe pelo critério técnico e pela eficiência. Não devemos cargos nem favores que coloquem em xeque a autonomia de nosso governo e a soberania de nosso país. Nossa aliança é com a sociedade”, destaca.

O presidenciável também fez transmissão ao vivo pelo Facebook, na qual afirmou: “Não podemos esmorecer, afinal, o que está em jogo é a nossa liberdade, é a manutenção da Operação Lava Jato. Temos que acreditar”.

Ironias
Fernando Haddad, por sua vez, discursou em meio a correligionários e apoiadores em São Paulo. O petista ironizou Bolsonaro e contou que conversou, por telefone, com Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSol), derrotados neste pleito.

“Vamos com uma arma: o argumento. Nós não portamos armas”, disse Haddad. Sob aplausos, o ex-prefeito de São Paulo também avaliou a disputa da segunda etapa da corrida presidencial como uma “oportunidade de ouro para discutir frente a frente, sem medo de ser feliz”.

Haddad se pronunciou ao lado da mulher, Ana Estela; de Manuela D’Ávila (PCdoB), sua vice; e da senadora Gleisi Hoffmann (PR), entre outros partidários.

“Sempre estive do lado da liberdade e da democracia. Não vou abrir mão dos meus valores. Inclusive, dos familiares que, infelizmente, foram atacados nos últimos dias de forma sorrateira”, concluiu.

ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?