Eleições 2018: Rui Costa (PT) é reeleito governador da Bahia
Vitória do petista é também um revés para o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto
atualizado
Compartilhar notícia
O petista Rui Costa foi reeleito governador da Bahia neste domingo (7/10). Com 82% das urnas apuradas, o candidato do PT somava 75,88%% dos votos válidos. O segundo colocado, José Ronaldo (DEM), registrou 21,82%.
A derrota de Ronaldo é também um revés para o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto. O herdeiro do ex-governador do estado, Antônio Carlos Magalhães, desistiu de concorrer ao Executivo baiano às vésperas do prazo final de desincompatibilização, em abril deste ano.
Rui Costa
A vitória marca a continuidade do PT no governo da Bahia. O partido controla o Executivo estadual desde 2007, quando Jaques Wagner assumiu o posto. Em 2014, Costa também foi eleito em primeiro turno.
Economista por formação, Rui Costa nasceu em Salvador, em 1963. Sua vida política começou no Polo Petroquímico de Camaçari, em 1980. Aos 22 anos, foi um dos líderes de uma greve que paralisou as atividades do local. Ajudou a fundar o PT no estado. Participou das gestões de Jaques Wagner à frente do governo baiano como secretário de estado.
Na eleição deste ano, Rui Costa formou aliança com PP, PDT, PSD, PSB, PCdoB, PR, PMB, PRP, Podemos, Avante, PMN, Pros e PTC. Seu vice é João Leão, do PP.