Eleições 2018: Eduardo Leite bate Sartori e é eleito governador no RS
Candidato tucano ficou com 53,40% dos votos válidos
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) foi eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (28/10). Com 53,40% dos votos válidos, o tucano derrotou o governador José Ivo Sartori (MDB), que, com 46,60% dos votos, não conseguiu a reeleição.
No primeiro turno das eleições do Rio Grande do Sul, os dois candidatos terminaram praticamente empatados: Leite obteve 35,90% dos votos válidos. Já o governador Sartori ficou com 31,11%. Ambos os candidatos declararam apoio a Jair Bolsonaro na disputa pela Presidência da República.
Na campanha, Eduardo Leite prometeu investir no desenvolvimento da infraestrutura, em parceria com o setor privado, para reduzir custos da logística. José Ivo Sartori prometeu federalizar ou privatizar estatais para que os recursos caibam na educação, segurança, saúde, infraestrutura e políticas sociais.
No início da campanha, José Ivo Sartori liderava com folga as intenções de voto do eleitorado. Eduardo Leite, que começou tímido, na casa dos 8%, cresceu bastante e ultrapassou numericamente o atual governador, o que foi confirmado neste segundo turno.