Eleições 2018: Camilo Santana (PT) é reeleito governador no Ceará
Vitória de petista faz parte de pacote bem-sucedido planejado pelos Ferreira Gomes
atualizado
Compartilhar notícia
Apoiado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT), o petista Camilo Santana foi reeleito governador do Ceará neste domingo (7/10). O primeiro turno no estado confirmou as tendências apresentadas pelas pesquisas eleitorais. Camilo foi reconduzido ao cargo com alto percentual de votos.
A vitória do petista foi confirmada quando 80% das urnas estavam apuradas. Ele somava 78,17% dos votos válidos. O segundo colocado, General Theophilo (PSDB) alcançava 12,38%. Camilo compôs uma das maiores coligações em estados para a eleição deste ano. Além do PT, outros 15 partidos formaram aliança com Camilo.
Em 2014, Camilo conseguiu a marca de ser o primeiro petista a governar o Ceará, quando derrotou Eunício Oliveira (MDB) em segundo turno. Izolda Cela (PDT) continua como vice-governadora do estado.
Vitória em grupo
Os Ferreira Gomes participam do comando da política cearense há cerca de três décadas. No início, eles compunham o grupo de apoio a Tasso Jereissati, atual senador no estado pelo PSDB. Mas desde 2006, a família se consolidou como o principal nome político do Ceará, quando Cid assumiu o Executivo. Ciro também governou o estado de 1991 a 1994.
A vitória de Camilo faz parte do pacote bem-sucedido dos Ferreira Gomes para a eleição deste ano. Além do petista, eles conseguiram eleger Cid para o Senado e a irmã mais nova, Lia, como deputada estadual, garantindo a cadeira da família na Assembleia Legislativa cearense. Apesar de ter ficado fora do segundo turno na corrida presidencial, Ciro teve no Ceará sua única vitória entre todas as unidades da Federação.