metropoles.com

De olho em eleição, Haddad ingressa em corrente de Lula, a maior do PT

Ex-prefeito de São Paulo tenta se viabilizar como Plano B do partido mas ainda enfrenta resistências internas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO
SCA SÃO PAULO 30/09/2016 – NACIONAL/POLÍTICA – CAMINHADA FERNANDO HADDAD E LULA – Fernando Haddad, candidato do PT para preitura de São Paulo e o ex presidente Lula fazem carreata pelo centro da cidade do Patio do Colégio até pq D. Pedro.FOTO SERGIO C
1 de 1 SCA SÃO PAULO 30/09/2016 – NACIONAL/POLÍTICA – CAMINHADA FERNANDO HADDAD E LULA – Fernando Haddad, candidato do PT para preitura de São Paulo e o ex presidente Lula fazem carreata pelo centro da cidade do Patio do Colégio até pq D. Pedro.FOTO SERGIO C - Foto: FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO

Com o intuito de se viabilizar como candadito do PT à Presidência caso Luiz Inácio Lula da Silva seja impedido de concorrer, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ingressou na principal corrente interna do partido Construindo um Novo Brasil (CNB), como mostra o jornal O Globo.

O próprio Lula e outros petistas históricos integram a CNB. Haddad sempre foi independente no PT, mas tinha relação próxima com a Mensagem ao Partido, do ex-governador Tarso Genro e do ex-ministro José Eduardo Cardozo, grupo que internamente se opõe à CNB.

Petistas enxergam a movimentação de Haddad como uma estratégia para se consolidar como plano B mas publicamente o ex-prefeito nega ter intenção de assumir a cabeça da chapa.

Lula foi condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá, o que enquadra na Lei da Ficha Limpa e barra a sua candidatura. Ele está preso em Curitiba desde abril.

Desde que comandava a prefeitura São Paulo, entre 2013 e 2016, Haddad enfrenta resistência interna no PT. Lideranças do partido na cidade diziam que ele não fez um governo voltado para a periferia, onde se concentram os eleitores petistas. Também criticavam o fato de o então prefeito sair pouco à rua, com agendas concentradas no gabinete.

Quando o nome de Haddad passou a ser citado como opção para a disputa presidencial, essa resistência se espalhou para lideranças de outras estados, principalmente da CNB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?