metropoles.com

Datafolha: Bolsonaro registra 56%. Haddad tem 44% dos votos válidos

Em relação à pesquisa anterior, presidenciável do PSL caiu três pontos percentuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte / Metrópoles
Haddad e Bolsonaro
1 de 1 Haddad e Bolsonaro - Foto: Arte / Metrópoles

O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (25/10), nova rodada de pesquisa de intenções de voto para o segundo turno da disputa pela Presidência da República. De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança, com 56% da preferência dos eleitores, quando brancos, nulos e indecisos são desconsiderados. O candidato do PT, Fernando Haddad, registra 44%.

Em relação à sondagem anterior, o presidenciável do PSL caiu três pontos percentuais. A distância entre os concorrentes caiu de 18 para 12 pontos em uma semana. No levantamento passado, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41%.

Nos votos totais, Bolsonaro tem 48% das intenções de voto e o petista, 38%. Brancos e nulos somam 8%. Outros 6% dos eleitores estão indecisos.

Rejeição
Com base na consulta anterior, o percentual de eleitores que rejeitavam Bolsonaro aumentou. Foi de 41% para 44%. Por outro lado, a rejeição a Haddad recuou 2 pontos percentuais: de 54% para 52%.

De acordo com o Datafolha, 94% do eleitorado do capitão da reserva estão convictos do voto e 91% dos apoiadores do ex-ministro da Educação têm certeza da escolha.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ibope ouviu 9.173 eleitores, entre os dias 24 e 25 de outubro. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05743/2018.

Reta final
Nesta quinta-feira (25), o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, disse que somente um “tsunami” pode fazer com que Jair Bolsonaro (PSL) não seja eleito presidente. Para ele, o cenário eleitoral aponta hoje para a vitória do candidato do PSL.

“A grande dúvida, como não haverá debate na TV e os fatos são esses que estão acontecendo, é qual vai ser a diferença”, diz Montenegro.

Na última pesquisa do Ibope, divulgada na terça-feira (23), Bolsonaro apareceu com 57% das intenções de voto, contra 43% de Haddad – em cálculo que considera apenas os votos válidos.

Abstenções
O Nordeste, região que declara mais simpatia por Fernando Haddad, pode registrar abstenção maior no segundo turno, diz Montenegro. Como a eleição foi decidida logo na primeira etapa em sete estados nordestinos, parte do eleitorado pode ficar desmotivada a ir às urnas por não haver um candidato ao governo local que puxe votos, argumenta o presidente do Ibope.

A convicção de votos tanto do eleitorado de Bolsonaro quanto dos apoiadores de Haddad dificulta um cenário de reversão na corrida ao Palácio do Planalto, diz o dirigente do instituto. “A certeza de votos dos dois candidatos é muito grande, e eles são antagonistas. Só um tsunami poderia fazer um eleitor do Haddad votar em Bolsonaro e vice-versa. Há uma guerra desde o início entre o anti-PT versus o PT.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?