metropoles.com

Datafolha: Bolsonaro mantém dianteira com 55% e Haddad chega a 45%

Pesquisa divulgada pelo instituto neste sábado (27/10) é a última antes das eleições do segundo turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Bolsonaro x Haddad
1 de 1 Bolsonaro x Haddad - Foto: Arte/Metrópoles

Pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República divulgada pelo Datafolha neste sábado (27/10) mostra que a diferença entre o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, e petista, Fernando Haddad, caiu para 10 pontos percentuais. O militar da reserva segue à frente com 55% dos votos válidos, enquanto Haddad foi a 45%, segundo o levantamento.

Essa é a menor diferença entre os postulantes ao Palácio do Planalto em toda as Eleições 2018.Na consulta anterior do Datafolha, o capitão reformado aparecia com 58% dos votos contra 42% do ex-prefeito de São Paulo.

Há duas semanas a distância era de 18 pontos percentuais. Segundo a consulta, 8% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 5% não sabem em quem votar. Somados, eleitores sem candidato somam 13%. Foram ouvidos 18.371 eleitores em 340 municípios em todo o país, na sexta-feira (26) e no sábado (27).

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02460/2018, tem confiabilidade de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa aponta que os eleitores dos dois candidatos estão bem decididos quanto ao voto. Para 94% dos apoiadores de Bolsonaro o voto está decidido. Com Haddad, essa distância é de 93%. Quanto à rejeição, o petista tem 52% contra 45% do ex-capitão do Exército Brasileiro.

Também neste sábado, o Instituto MDA divulgou o resultado da 142ª pesquisa realizada em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Segundo a sondagem eleitoral, Jair Bolsonaro (PSL) lidera a preferência dos votos para presidente da República, com 56,8% dos votos válidos – quando não são considerados brancos e nulos. Fernando Haddad (PT) chega a 43,2%. Considerando-se os votos totais, Bolsonaro aparece com 48,5% das citações, enquanto Haddad tem 37%. Neste caso, bancos e nulos somam 10,3%. Indecisos, 4,2%.

Já o Vox Populi/247 apontou empate entre o petista e o pesselista com 50% dos votos válidos cada. Nos votos totais, as intenções de voto são de a 43% a 43%. Ninguém/brancos/nulos somam 9% e “não sabe” ou “não respondeu”, 5%.

Resultado a partir das 19h
A divulgação da apuração dos votos para Presidente da República nas eleições 2018 somente terá início às 19h do horário de Brasília. O horário equivale ao encerramento da votação no Acre, às 17h do horário local. Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último estado brasileiro a ter as eleições encerradas, decorrente do fuso horário de duas horas para menos do horário oficial.

A medida não se aplica para os votos a candidatos ao governo dos Estados, que ocorrerão em 13 Unidades da Federação e no Distrito Federal, além das cidades que terão eleições suplementares para prefeito, após impugnação do mandato. Nesses casos, a apuração começará a ser divulgada após às 17h do horário local de cada Estado. No primeiro turno, os votos para deputados estadual e federal, além de senador, também foram divulgados em relação ao horário local de cada região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?