Cid Gomes (PDT): “Vamos apoiar o menos pior para o país”
Partido do presidenciável derrotado Ciro Gomes deve anunciar “apoio crítico” à Haddad no segundo turno. Executiva se reúne nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
Senador eleito pelo Ceará Cid Gomes afirmou nesta terça-feira (9/10) que seu irmão, o candidato derrotado do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, apoiará Fernando Haddad no segundo turno da corrida presidencial. Para Cid, é a opção “menos pior”. Segundo o jornal O Globo, o PT, contudo, espera uma maior participação de Ciro pró-Haddad.
“Temos que demarcar uma posição muito clara de que [Jair] Bolsonaro [PSL] e Haddad são muito ruins para o Brasil. Mas o Bolsonaro é o terrível e o Haddad é o menos pior para o país”, declarou Cid. “Daremos nossa opinião e faremos atos nossos, mas sem ter um papel de submissão à campanha” pontuou o irmão de Ciro.
Conforme o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, afirmou nessa segunda (8), o partido deve anunciar “apoio crítico” à candidatura Haddad no segundo turno. O objetivo é se colocar contra o candidato do PSL no pleito, mas sem aderir completamente à plataforma petista, que teria prejudicado as negociações do PDT com o PSB em torno da campanha presidencial de Ciro.
Contra Bolsonaro, a sigla deve punir filiados ou candidatos que manifestarem apoio ao presidenciável do PSL. Mas a decisão ainda será sacramentada, provavelmente durante a reunião da Executiva Nacional da legenda, marcada para acontecer em Brasília, nesta quarta-feira (10). Na ocasião, o partido irá definir que não terá cargos em uma eventual gestão petista.