metropoles.com

Bolsonaro vence com 64,7% dos votos em Glicério, sua terra natal

Em todo o país, Jair Bolsonaro, com 96,27% das urnas apuradas, conquistou 55,42% dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Solenidade de Filiac?a?o do Deputado Jair Bolsonaro ao PSL
1 de 1 Solenidade de Filiac?a?o do Deputado Jair Bolsonaro ao PSL - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Na cidade onde a Operação Lava Jato explodiu e pegou doleiros, empresários e políticos, inclusive o ex-presidente Lula, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) teve uma vitória expressiva nas Eleições 2018. O deputado superou com muita folga seu oponente, Fernando Haddad (PT), por 76,54% dos votos (786.377) contra 23,46% (241.015).

Em todo o país, Bolsonaro, com 96,27% das urnas apuradas, conquistou 55,42% dos votos. Haddad, 44,56%. O deputado, capitão reformado do Exército, é o terceiro oficial da Força a obter assim o cargo, pela via do voto popular. Antes dele, Hermes da Fonseca (1910) e Eurico Gaspar Dutra (1945) haviam sido eleitos diretamente.

A Lava Jato deflagrou sua primeira fase ostensiva em março de 2014. A investigação, perante a Justiça Federal de Curitiba, mirou, inicialmente, quatro organizações criminosas lideradas por doleiros. Depois, a investigação apontou um incrível esquema de corrupção e cartel de empreiteiras na Petrobras, maior estatal do país, além de desvios em contratos vultosos, como o da construção da usina nuclear Angra 3.

Até 15 de outubro, a Lava Jato tinha contabilizado 215 condenações contra 140 investigados – 2.036 anos, 4 meses e 20 dias de pena – por crimes contra o sistema financeiro internacional, corrupção, tráfico transnacional de drogas, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Um dos condenados é o ex-presidente Lula, padrinho político de Haddad. O petista foi sentenciado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá. Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ampliou a pena para 12 anos e 1 mês de prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?