metropoles.com

Bolsonaro pretende vir a Brasília para negociar troca de governo

Ideia é que o presidenciável se desloque na semana seguinte ao anúncio oficial, caso eleito, e assuma pessoalmente a transição com Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, afirmou que pretende viajar a Brasília para encontrar com o atual chefe do Executivo, Michel Temer, caso seja eleito no segundo turno das eleições presidenciais – próximo domingo (28/10). A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a reportagem, a ideia central é que Bolsonaro se desloque na semana seguinte ao anúncio oficial, assuma pessoalmente a negociação da mudança de governo e apresente seus nomes para o grupo de transição.

Segundo relatos, o presidente pedirá, na reunião, que o presidenciável do PSL mantenha as duas medidas que considera as marcas de seu governo: o teto de gastos e a reforma trabalhista. Temer também defenderá a aprovação de uma reforma previdenciária, apesar de já admitir, em conversas reservadas, que não há clima político ou disposição parlamentar para votá-la neste ano.

O grupo de Bolsonaro já se mostrou favorável a ambas, mas ressaltou que fará alterações pontuais para aperfeiçoá-las, como a autorização legal para que os trabalhadores possam escolher seus sindicatos.

Para coordenar uma equipe de transição de cinquenta pessoas – número ao qual tem direito legal de escalar –, o presidenciável do PSL irá sugerir o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), anunciado como eventual ministro da Casa Civil de sua possível gestão.

A equipe será nomeada pelo Palácio do Planalto em cargos comissionados, com direito a salário e passagem de deslocamento à capital federal. A oferta de auxílio-moradia será analisada caso a caso pelo governo federal.

Com base no decreto que regulamenta a transição, o novo presidente pode solicitar reforço na segurança. O ministro da Defesa tem autonomia para autorizar o uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) por parte do novo chefe do Executivo nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?