metropoles.com

Bolsonaro pede proibição de jogo que incita violência

Defesa do candidato alega que game é uma poderosa fonte de propaganda eleitoral negativa em seu desfavor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
bolsomito-jogo-760×428
1 de 1 bolsomito-jogo-760×428 - Foto: Reprodução

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, da coligação Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nessa sexta-feira (19/10), a suspensão da disponibilização no Youtube de um jogo em que aparece o candidato Jair Messias Bolsonaro batendo em personagens que representariam nordestinos, homossexuais e mulheres.

Sob o número 0601773-95.2018.6.00.0000, o processo tem como relator o ministro Og Fernandes. A ação não cita qual é o jogo, mas o Youtube disponibiliza pelo menos dois: Bolsomito 2k18 e Bolsonaro – O Agente.

Na ação, a defesa do candidato, realizada pelos escritórios Kufa Advocacia e ACPA Advogados, alega que, além de configurar evidente difusão de ódio e incitação à violência e ao crime, ao cidadão comum faz parecer que o referido software/game tem efetiva relação com o próprio candidato representante. “O que não condiz com a realidade”, diz a defesa.

Além disso, afirmam os advogados, a comercialização e a própria divulgação de conteúdo eletrônico em plataforma de vídeos têm sido uma poderosa fonte de propaganda eleitoral negativa em desfavor do candidato.

“Não veicula apenas conteúdo de ódio e violência atrelado à figura do candidato como, também, serve de conteúdos difamatório na internet, com evidente capacidade de prejudicar a candidatura de Jair Messias Bolsonaro”, colocam.

Verdadeira fake news
“Falsear a verdade, para atacar a imagem do candidato representante, tem o condão de desequilibrar a disputa eleitoral, ofendendo, assim, a lisura e a moralidade do pleito, caracterizando evidente e ilícita propaganda negativa e, ademais, quanto ao conteúdo propagado, verdadeira fake news”, destaca a ação. (Com informações do TSE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?