metropoles.com

Após “anúncio”, Datena afirma que está estudando candidatura

Não seria a primeira vez que o apresentador abandona uma corrida eleitoral.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Band/Divulgação
Datena
1 de 1 Datena - Foto: Band/Divulgação

Após anunciar a pré-candidatura ao Senado, o apresentador José Luiz Datena (DEM) avisou a pessoas próximas que pode desistir da disputa. Esta não seria a primeira vez que o apresentador abandona uma corrida eleitoral. Em 2016, ele chegou a anunciar filiação ao Partido Progressista (PP) e se colocou como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.

De acordo com o blog BR18, do jornal O Estado de S. Paulo, a decisão sobre o seu futuro político ocorrerá neste fim de semana, após conversas políticas. O apresentador vive o conflito entre retomar sua carreira e encarar um mundo no qual é preciso “engolir sapos” todos os dias, como disse a interlocutores. Procurado pelo jornal, Datena se limitou a dizer: “A decisão ainda não está tomada”, afirmou.

Dentro da campanha do ex-prefeito João Doria (PSDB), pré-candidato ao governo paulista, e no partido do apresentador, a sensação é que o anúncio da desistência está próximo. A avaliação é de que Datena não teria “estômago” para enfrentar uma campanha.

 

O primeiro estresse do apresentador ocorreu já no anúncio da sua postulação, na quinta-feira da semana passada. Em sua estreia ao microfone como pré-candidato, ele criticou a segurança pública no país, citando especificamente a situação observada em São Paulo, estado governado há décadas pelo PSDB de Doria e Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência.

Partidários tucanos não gostaram das declarações. O mal-estar com aliados políticos incomodou o apresentador. “Se a coligação quer que eu faça parte de um esquema fundamentado na mentira, pode esquecer. Se o DEM não aceitar o que eu disse antes de ser candidato, de que sou eu e não vou mudar, então não serei mais candidato”, afirmou ao site quatro dias depois de seu anúncio oficial.

Após o incidente, Datena gravou um vídeo a Alckmin elogiando o ex-governador. Nele, Datena fala das “qualidades” que vê em Alckmin.

“É um sujeito igualzinho a você, por isso que eu confio nele. Ele pega avião de carreira, tem dois pares de sapato que não troca há 200 anos. Então, como eu confio nele, confie também”, diz.

A divulgação do vídeo acabou causando um novo mal-estar. Aliados do partido afirmaram que o apresentador se precipitou ao gravar o material, já que a aliança PSDB-DEM não está fechada no plano nacional.

Além dos atritos políticos, há uma pressão interna da família para que o apresentador não entre na disputa. Ao jornal Folha de S.Paulo, Datena disse que a mulher dele não dorme por causa da candidatura ao Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?