metropoles.com

Alckmin: “Eu não vou privatizar a Petrobras nem o Banco do Brasil”

“Sempre defendi um Estado menor, e ele vai ser menor. […] O que precisa privatizar é distribuição, transporte e quebrar o monopólio”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
MMM_6614
1 de 1 MMM_6614 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin garantiu, em entrevista ao Metrópoles, que não irá privatizar a Petrobras. “Eu sempre defendi um Estado menor, e ele vai ser menor. O que houve em 2006 [quando ele concorreu ao Palácio do Planalto] é que, para ganhar voto, o PT mentiu. Não vou privatizar a Petrobras, o que precisa privatizar é distribuição, transporte e quebrar o monopólio. O Banco do Brasil também não vou privatizar”, garantiu.

Michael Melo / Metrópoles

O tucano foi sabatinado pela diretora de Redação, Lilian Tahan, e pelo colunista Caio Barbieri, na sede do Metrópoles, em Brasília. Questionado pelos jornalistas sobre a necessidade das reformas política, tributária e da previdência, Alckmin deu até data para iniciar as mudanças, caso seja eleito presidente. “Nós pretendemos, já em janeiro de 2019, colocar as reformas macro no Congresso Nacional. A primeira será a tributária. Se não fizer no primeiro ano, perdeu os quatro seguintes. Essas reformas você tem de fazer rapidamente, a sociedade espera”, afirmou.

Michael Melo / MetrópolesEconomia
O presidenciável destacou ainda como pretende ajudar o país a sair da recente crise econômica. “O nosso tempo é o tempo da mudança, precisamos agir rápido para desburocratizar o Brasil e trazer investimentos para o país.” Sobre a aprovação da PEC do teto de gastos públicos – muito criticada por ele –, Alckmin disparou: “Você precisa é ter governo, e não lei”.

“A lei não corta gastos. Se você tem um teto e não segura custeio e pessoal, vai acabar a capacidade de investimento, e não diminuir o déficit. Em São Paulo, fiz ajustes e nós tivemos um superávit. Se acertar a questão fiscal, os juros podem ser mais baratos e você vai atrair investimento. Sem investimento, não têm crescimento na economia. Assim, o Brasil não vai para frente, anda de lado”, completou.

Questionado se a sua equipe econômica conseguirá segurar a alta do dólar, Geraldo Alckmin mostrou-se otimista. “Eu defendo os juros baixos e, assim, o câmbio vai se adequar. Essa equipe veio para o Brasil crescer e recuperar a confiança do brasileiro. A equipe econômica que está me ajudando é composta pelos pais do Plano Real. Quem fez o dólar R$ 1 por R$ 1 está no partido Novo. Minha equipe econômica está comigo porque o Brasil precisa crescer”, alfinetou.

Michael Melo / MetrópolesReeleição
Ainda durante a sabatina do Metrópoles, o tucano deu a entender que pode não concorrer à reeleição em futuras campanhas. “Nunca fui entusiasta da reeleição. Não vejo como algo essencial, mas acho que é uma possibilidade, sim, um mandato de 5 anos sem reeleição”, explicou.

16 imagens
1 de 16

Michael Melo/Metrópoles
2 de 16

Michael Melo/Metrópoles
3 de 16

Michael Melo/Metrópoles
4 de 16

Michael Melo/Metrópoles
5 de 16

Michael Melo/Metrópoles
6 de 16

Michael Melo/Metrópoles
7 de 16

Michael Melo/Metrópoles
8 de 16

Michael Melo/Metrópoles
9 de 16

Michael Melo / Metrópoles
10 de 16

Michael Melo/Metrópoles
11 de 16

Michael Melo/Metrópoles
12 de 16

Michael Melo/Metrópoles
13 de 16

Michael Melo/Metrópoles
14 de 16

Michael Melo/Metrópoles
15 de 16

Michael Melo/Metrópoles
16 de 16

Michael Melo/Metrópoles

Sobre uma possível influência negativa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em sua pré-campanha, ele desconversou. “Todos os partidos estão enfraquecidos. Acho que a população vai votar na pessoa, ela não vai votar no partido A, B, ou C. Aquele que ela acha que pode melhorar o país e gerar emprego e renda. Nós vamos crescer, é que a campanha não começou ainda”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?