TRE-GO registra 111 ocorrências: 80% relativas a problemas com urnas
Tribunal Regional Eleitoral de Goiás teve que substituir 11 urnas em Goiânia, capital do estado
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) registrou, até as 15h, 111 ocorrências – 80% delas relativas a problemas com urnas. Segundo balanço do órgão, 11 urnas foram substituídas em Goiânia. No segundo turno, 2.747 urnas são utilizadas na capital goiana. Outros registros tratam, por exemplo, de mesários que faltaram, problemas com impressora e cadernos de votação perdidos.
Na avaliação do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, Dory Rodrigues, a votação é tranquila. Mas ele acredita que o segundo turno deve terminar com uma abstenção maior. “Acredito que neste segundo turno, mais eleitores faltaram. Vamos saber quando terminar a votação, mas creio que a ausência será maior.”
Por causa da ocupação estudantil de escolas, institutos e universidades, sete seções eleitorais de Goiânia foram transferidas. Quem votaria no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) hoje deve se dirigir ao Colégio Santo Agostinho, a cerca de 200 metros do IFG.
Apesar da mudança, Dory Rodrigues afirma que não houve dificuldades para o eleitor. “Transcorre normalmente. Teve um ou outro eleitor que não tinha essa informação. Mas ao chegar lá, havia a identificação e o local é bastante próximo. Então não houve prejuízo nenhum.”
Um dos eleitores surpreendidos foi o estudante Diego Eugênio. “Eu não sabia da transferência. Eu fui ao local que sempre voto e vi que tinha mudado. Mesmo assim, eu defendo as ocupações. Acho que é um direito e que o pessoal tem mesmo de lutar pelo que acredita. As grandes revoluções aconteceram por causa disso”, avalia.