metropoles.com

Eleições: 16 deputados disputam 2º turno municipal; metade é do PL

Entre deputados que disputam pleito estão Guilherme Boulos (PSol), André Fernandes (PL), Maria do Rosário (PT) e Abilio Brunini (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
imagem colorida mostra alterações no congresso nacional em eleições municipais 2024 - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra alterações no congresso nacional em eleições municipais 2024 - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

No próximo domingo (27/10), 52 cidades do país terão o segundo turno das eleições para prefeituras. E, entre os candidatos para a segunda etapa das disputas, 16 são deputados federais.

Tratam-se de nomes como André Fernandes (PL), em Fortaleza (CE); Guilherme Boulos (PSol), em São Paulo; Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre (RS); e Abilio Brunini (PL), em Cuiabá (MT).

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, é o que tem mais filiados concorrendo: são oito, metade do total.

O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aparece em seguida, junto ao Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, com dois candidatos cada. O PSD foi a sigla que mais conquistou prefeituras em todo o país no primeiro turno das eleições municipais.

União Brasil, Republicanos, Partido Socialismo e Liberdade (PSol) e Cidadania têm um deputado federal em segundo turno cada. Das cidades onde os congressistas concorrem, sete são capitais.

Confira:

  • Anápolis (GO): Márcio Correa (PL);
  • Aparecida de Goiânia (GO): Professor Alcides (PL);
  • Belém (PA): Delegado Éder Mauro (PL);
  • Caucaia (CE): Naumi Amorim (PSD);
  • Cuiabá (MT): Abílio Brunini (PL);
  • Fortaleza (CE): André Fernandes (PL);
  • Imperatriz (MA): Mariana Carvalho (Republicanos);
  • Manaus (AM): Capitão Alberto Neto (PL);
  • Natal (RN): Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil;
  • Niterói (RJ): Carlos Jordy (PL);
  • Porto Alegre (RS): Maria do Rosário (PT);
  • Ribeirão Preto (SP): Ricardo Silva (PSD);
  • Santos (SP): Rosana Valle (PL);
  • São Bernardo do Campo (SP): Alex Manente (Cidadania);
  • São Paulo (SP): Guilherme Boulos (PSol).

No caso da Câmara dos Deputados, a maior parte dos deputados eleitos não leva, necessariamente, à perda da cadeira para o partido. Isso porque cada legenda elege, também, suplentes. A exceção são as federações, formadas por diferentes siglas.

A lista de eleitos e de suplentes considera parlamentares de todos os partidos que compõem a Federação. Dessa forma, podem ocorrer mudanças dentro das alianças.

Cenário nas capitais

Em Belém (PA), a pesquisa Quaest divulgada nesse sábado (19/10) mostrou Igor Normando (MDB) com 51% das intenções de voto, contra 33% do adversário, o deputado federal e delegado Éder Mauro (PL). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já na capital mato-grossense Cuiabá, o deputado federal Abilio Brunini (PL) está empatado dentro da margem de erro com o rival, Lúdio Cabral (PT), de acordo com a Quaest divulgada na quarta-feira (16/10). O bolsonarista tem 44%, contra 41% do petista. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

A situação está indefinida em Fortaleza (CE), onde PT e PL também estão empatados. Pesquisa Quaest divulgada na sexta-feira (18/10) mostra o deputado federal André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PL) com 43% das intenções de votos válidos.

Em Natal (RN), os dois candidatos à prefeitura são deputados federais. Pesquisa Quaest divulgada na segunda-feira (14/10) mostra Paulinho Freire (União Brasil), aliado de Bolsonaro, com 45% das intenções de voto. Natália Bonavides, por sua vez, tem 39%. Considerada a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados.

O cenário parece mais definido em Porto Alegre (RS), onde o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), tem 52% das intenções de voto, contra 30% da deputada federal Maria do Rosário (PT). Os dados são de pesquisa Quaest divulgada na quinta-feira (17/10).

Na capital paulista, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) segue com vantagem contra o deputado Guilherme Boulos (PSol). Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (17/10) mostra o emedebista com 51% das intenções de voto, contra 33% do aliado de Lula. A distância entre eles diminuiu depois do apagão que afetou toda a cidade de São Paulo, na última semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?